PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
32167745

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIS DORACI SOARES OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIS DORACI SOARES OLIVEIRA
DATA: 02/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/wtk-rmhy-mpu
TÍTULO: Ruído informativo e ruído energético: a organização do léxico mental bilíngue em falantes de espanhol como língua estrangeira
PALAVRAS-CHAVES: Acesso Lexical. Mascaramento energético. Mascaramento informativo. Processamento fonológico. Psicolinguística. Léxico mental. Bilinguismo.
PÁGINAS: 100
RESUMO: No processo de captação de informações linguísticas, através de estímulos sonoros, o ser humano tende a filtrar a informação-alvo em meio a degradação do sinal por ruídos, a fim de reconhecer, recuperar e acessar as palavras do léxico mental. Sendo assim, quando o indivíduo é exposto a um sinal alvo, o sistema auditivo tende a filtrar as interferências ruidosas presentes no entorno do sinal alvo (Bronkhorst, 2015). Contudo a superação ou blindagem das distorções do sinal, dependem de vários fatores e nem sempre ultrapassam os ruídos informativos (como conversas de fundo) ou de ruídos acústicos/energéticos (causados por barulhos não-linguísticos) enquanto o indivíduo está voltando sua atenção à compreensão linguística do sinal alvo (Meyer; Dentel; Meunier, 2013). Assim, as perdas do sinal da fala, em função da degradação, podem dificultar o acesso ao lexical e, de modo mais específico, a detecção de unidades mínimas que as formam, isto é, dos traços distintivos seguidos dos fonemas. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar a organização do léxico mental de bilíngues português/espanhol no mascaramento por ruído energético e por ruído informativo. Especificamente pretende-se verificar se os efeitos, sob os ruídos de fundo, são semelhantes em baixa e alta frequência ou se há uma interação com a variável frequência; examinar se o bilíngue necessita de mais tempo para decidir a existência ou em qual língua está um item lexical e comparar os dados do ruído energético com os de língua desconhecida. Assim, a hipótese desta pesquisa é a de que o mascaramento provocado por ruídos energético ou informativo interfere no acesso lexical, principalmente pela degradação do sinal-alvo. Metodologicamente foram aplicados três experimentos: dois de decisão lexical (em português e em espanhol, respectivamente) e um de decisão de língua. No total participaram dos experimentos 27 bilíngues português/ espanhol. Os resultados prévios e principais apontaram que a variável de frequência se manteve robusta em todos os experimentos e que os bilingues demandam mais tempo de processamento para decidir se uma palavra existe no léxico mental do que em que idioma está um dado item lexical, indicando um modo de processamento serial que opera pela frequência e inicia pela seleção do idioma.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2169245 - ANA BERENICE PERES MARTORELLI
Presidente - 1067529 - GUSTAVO LOPEZ ESTIVALET
Interno - 1572304 - JOSE FERRARI NETO
Interno - 1532485 - MARCIO MARTINS LEITAO
Externo ao Programa - 1657895 - MARIA HORTENSIA BLANCO GARCIA MURGA