PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
32167745
Notícias
Banca de DEFESA: MARIA CLARA BATISTA MONTEIRO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CLARA BATISTA MONTEIRO
DATA: 21/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Zoom
TÍTULO: O GÊNERO ENSAIO ACADÊMICO-CIENTÍFICO EM PERIÓDICOS QUALIS CAPES A1 DA ÁREA DE LETRAS
PALAVRAS-CHAVES: Ensaio acadêmico-científico; Interacionismo Sociodiscursivo;
Periódicos científicos; Modelo Didático do Gênero.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O ensaio acadêmico/científico é um gênero ainda pouco investigado no campo da
Linguística Aplicada brasileira. Além disso, a maioria dos trabalhos são voltados para a
análise de ensaios desenvolvidos num contexto de ensino-aprendizagem, em que os
papéis sociais assumidos pela relação autor-leitor não ultrapassam os limites da relação
aluno-professor. Diante desse contexto, a presente dissertação tem como objetivo
caracterizar o gênero ensaio acadêmico publicado nos periódicos Qualis Capes A1 das
áreas de Linguística e de Literatura. Para tanto, ancorou-se no arcabouço teórico do
Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2023; Bronckart, 2006) e dos estudos do
letramento acadêmico-científico (Fuza, 2015). A pesquisa, de natureza qualitativainterpretativista, inserida no âmbito da Linguística Aplicada (LA), analisou o corpus de
quatro (4) ensaios acadêmicos científicos, em conjunto com as Diretrizes para Autores
das revistas em que foram publicados. Dessa maneira, a análise dos parâmetros do
contexto de produção nos levou a identificar o ensaio como um gênero em
clandestinidade, uma vez que, na maioria dos casos, ele não é previsto pelas diretrizes das
revistas, mesmo quando expressivamente publicado. Ademais, no âmbito desta
qualificação, apresentamos resultados parciais que demonstram que o ensaio, assim como
outros gêneros, não pode ser caracterizado apenas por suas dimensões formais ou
estilísticas, mas sobretudo pela mobilização de determinados objetivos da comunicação.
No próximo estágio da pesquisa, pretendemos aprofundar a análise com a construção de
um capítulo dedicado à arquitetura interna do ensaio e outro focado na elaboração de um
Modelo Didático do Gênero, de caráter prepositivo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIANE GOUVÊA LOUSADA
Externo à Instituição - EVANDRO GONCALVES LEITE
Externo à Instituição - MARCELA DE MELO CORDEIRO EULÁLIO
Interno - 1786143 - MARGARETE VON MUHLEN POLL
Presidente - 1285220 - REGINA CELI MENDES PEREIRA DA SILVA