PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ALYNE FERREIRA ROCHA GUEDES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYNE FERREIRA ROCHA GUEDES
DATA: 22/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS DA PROFISSIONAL DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL: UM ESTUDO CRÍTICO E INTERSECCIONAL DO DISCURSO
PALAVRAS-CHAVES: Representações Identitárias. Linguística Aplicada Indisciplinar.
Linguística Aplicada Transviada. Estudos Críticos do Discurso. Ideologia.
Psicopedagogia.
PÁGINAS: 380
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A presente pesquisa, informada pelos construtos teórico-metodológicos da Análise
Crítica do Discurso de abordagem dialético-relacional (Fairclough, 2003, 2016;
Chouliaraki; Fairclough, 1999) e situada no âmbito da Linguística Aplicada Crítica
(Moita Lopes; Fabrício, 2019), Indisciplinar (Moita Lopes, 2002, 2006) e Transviada
(Bezerra, 2023), investiga os modos de operar das ideologias, e seus efeitos, nas
representações identitárias da profissional da Psicopedagogia no Brasil em anúncios de
emprego do LinkedIn e em narrativas de psicopedagogas. Utilizando a abordagem
explanatória do discurso, com enquadre transformacional, analiso, primeiro, a conjuntura
da qual os discursos em análise são um dos elementos. Em seguida, examino a prática
particular, a partir da análise de dois corpora, citados anteriormente; e ampliados por
entrevistas com pessoas que atuam como coordenadoras dos cursos de Graduação e Pósgraduação
em Psicopedagogia de IES nacionais. O objetivo principal é verificar nos
anúncios de emprego e nas entrevistas narrativas os modos de operar das ideologias e
seus efeitos, além de reconhecer, nos textos produzidos por psicopedagogas, como elas
percebem sua empregabilidade e suas autorrepresentações identitárias. Além disso,
investigo os agentes de poder que sustentam as ideologias, e aponto possibilidades de
enfrentamento das discriminações e violências simbólicas que esses agentes de poder
infligem às profissionais da Psicopedagogia. A análise estrutural se deu na relação das
instâncias discursivas analisadas com ordens de discurso e sua recorrência a gêneros,
vozes e discursos de ordens de discurso articuladas, com as categorias produção,
distribuição e consumo. E a análise linguística centrou-se na investigação do gênero
discursivo anúncio de emprego, por meio da análise do significado acional. A análise
sócio discursiva realizada permitiu avaliar que a função do problema nas práticas
discursiva e social é manter a hierarquização de conhecimentos. Esse processo histórico
criou e naturalizou a hegemonia de saberes tidos como legítimos, ao mesmo tempo que
produziu uma representação ideal de profissional. Diante disso, proponho, como
instrumentos de mudança social e discursiva, Rodas de Conversa e uma Cartilha, com
objetivo de contribuir para o desvelamento de discursos naturalizados sobre a
Psicopedagogia.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1614865 - ANDERSON ALVES DE SOUZA
Presidente - 2009438 - FABIO ALEXANDRE SILVA BEZERRA
Externo ao Programa - 1326441 - PHILIPE PEREIRA BORBA DE ARAUJO