PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
32167745

Notícias


Banca de DEFESA: LAIS DORACI SOARES OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIS DORACI SOARES OLIVEIRA
DATA: 24/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet - https://meet.google.com/ywn-jhuk-cye
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DO RUÍDO INFORMATIVO E DO RUÍDO ENERGÉTICO NA ORGANIZAÇÃO DO LÉXICO MENTAL BILÍNGUE EM FALANTES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Acesso Lexical. Mascaramento Energético. Mascaramento Informativo. Processamento Fonológico. Psicolinguística. Léxico Mental. Bilinguismo.
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: RESUMO: No processo de captação de informações linguísticas, através de estímulos sonoros, o ser humano tende a filtrar a informação-alvo em meio a degradação do sinal por ruídos, a fim de reconhecer, recuperar e acessar as palavras do léxico mental. Sendo assim, quando o indivíduo é exposto a um sinal alvo, o sistema auditivo tende a filtrar as interferências ruidosas presentes no entorno do sinal alvo (Bronkhorst, 2015). Contudo a superação ou blindagem das distorções do sinal, dependem de vários fatores e nem sempre ultrapassam os ruídos informativos (como conversas de fundo) ou de ruídos acústicos/energéticos (causados por barulhos não-linguísticos) enquanto o indivíduo está voltando sua atenção à compreensão linguística do sinal alvo (Meyer; Dentel; Meunier, 2013). Assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar a influência do mascaramento por ruído energético e por ruído informativo na organização do léxico mental de bilíngues português/espanhol. Especificamente pretende-se verificar se os efeitos, sob os ruídos de fundo, são semelhantes em baixa e alta frequência ou se há uma interação com a variável frequência; examinar se o bilíngue necessita de mais tempo para decidir a existência ou em qual língua está um item lexical; verificar se o nível de proficiência em L2 interfere no acesso lexical em meio a ruídos e comparar os dados do ruído energético com os de língua desconhecida. Assim, a hipótese desta pesquisa é a de que o mascaramento provocado por ruídos energético ou informativo interfere no acesso lexical, principalmente pela degradação do sinal-alvo. Metodologicamente foram aplicados três experimentos: dois de decisão lexical (em português e em espanhol, respectivamente) e um de decisão de língua. No total participaram dos experimentos 52 bilíngues português/ espanhol. Confirmando a hipótese alternativa, os resultados principais apontaram um efeito significativo nas condições com ruído em comparação a condição sem ruído de fundo. Na comparação entre experimentos, observou que o acesso a línguas possui menor latência que à decisão de itens lexicais, mas também apresentou diferenças significativas entre primeira língua e segunda língua, indicando a possibilidade de duas zonas representacionais no léxico mental bilíngue. A variável de frequência de uso se manteve robusta no experimento de decisão lexical em espanhol em meio a ruídos, o que pode demonstrar que o reconhecimento de palavras na segunda opera pela frequência.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1067529 - GUSTAVO LOPEZ ESTIVALET
Interno - 1572304 - JOSE FERRARI NETO
Interno - 1532485 - MARCIO MARTINS LEITAO
Externo ao Programa - 2169245 - ANA BERENICE PERES MARTORELLI
Externo ao Programa - 1657895 - MARIA HORTENSIA BLANCO GARCIA MURGA