PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ARTEMISIA RUTH ARRUDA LUCENA VERAS
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTEMISIA RUTH ARRUDA LUCENA VERAS
DATA: 22/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet - https://meet.google.com/kny-utvh-pnb
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E COMPORTAMENTAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO PÓS INTERVENÇÃO COM MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO NO AUTISMO
PALAVRAS-CHAVES: Habilidades Linguística; Comunicação; Trastorno do Espectro do
Autismo.
PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do
neurodesenvolvimento que apresenta déficits persistentes na comunicação social,
na linguagem e nos aspectos comportamentais. O processo de aquisição da
linguagem e desenvolvimento linguístico das crianças com TEA estão
frequentemente atrasados quando comparadas a crianças típicas. Nesse sentido, o
objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento linguístico e comportamental
após intervenção fonoaudiológica com o Método Desenvolvimento das Habilidades
de Comunicação no Autismo (DHACA) em crianças com autismo. Trata-se de uma
pesquisa pesquisa qualitativa, com delineamento longitudinal e caracterizada como
série de casos, realizada com duas crianças com o diagnóstico de TEA, ambas do
sexo masculino, com idade de 4 anos e 5 meses e 5 anos e 2 meses, no início da
coleta, que participavam de um Projeto de Extensão no ano de 2023 em uma
Universidade Pública de Pernambuco. Como procedimento da coleta e análise dos
dados foram utilizados o protocolo de anamnese da própria Instituição, o protocolo
ACOTEA-R na avaliação inicial e reavaliação, e os dados das intervenções
fonoaudiológicas, individuais, após a aplicação do método DHACA. Os resultados da
pesquisa indicam que as crianças apresentaram um excelente domínio do método
DHACA, manuseando o livro do método de forma espontênea, sem dicas e com
estruturação frasal de 6 a 7 elementos linguísticos, sendo utilizada para fazer
peguntas, responder e fazer comentários junto aos seus terapeutas. Houve um
aumento significativo da organização da morfossintaxe, do léxico e da pragmática. A
atenção compartilhada ficou bastante presente através do apontar, através das
vocalizações e, principalmente, pelo contato visual que se estabeleceu entre as
crianças e os parceiros de comunicação. Em ambas as crianças observou-se uma
evolução significativa quanto ao comportamento social, demostrando respostas
comportamentais através do apontar das figuras no livro do DHACA, vocalizando,
falando, cantando, dançando, imitando, usando gestos, bem como por meio de
movimentos corporais, expressões faciais, contato visual, aproximando-se e tocando
o outro, abraçando e sorrindo, culminando com uma exploração efetiva dos
brinquedos. Ressalta-se, por fim, que ficou evidente as contribuições da utilização do
do método DHACA durante o processo terapêutico quanto ao desenvolvimento das
habilidades linguísticas nas crianças da pesquisa em relação ao léxico, semântica,
morfossintaxe, pragmática, aumento da verbalização, além do desenvolvimento das
habilidades comunicativas receptivas, expressivas e comportamentais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MONTENEGRO
Interno - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
Presidente - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Externo à Instituição - LORENA GRACE ALVES DO VALE
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Externo ao Programa - 1679256 - MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA
Externo à Instituição - RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA