PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: ARTEMISIA RUTH ARRUDA LUCENA VERAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTEMISIA RUTH ARRUDA LUCENA VERAS
DATA: 22/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet - https://meet.google.com/kny-utvh-pnb
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E COMPORTAMENTAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO PÓS INTERVENÇÃO COM MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO NO AUTISMO
PALAVRAS-CHAVES: Habilidades Linguística; Comunicação; Trastorno do Espectro do Autismo.
PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta déficits persistentes na comunicação social, na linguagem e nos aspectos comportamentais. O processo de aquisição da linguagem e desenvolvimento linguístico das crianças com TEA estão frequentemente atrasados quando comparadas a crianças típicas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento linguístico e comportamental após intervenção fonoaudiológica com o Método Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo (DHACA) em crianças com autismo. Trata-se de uma pesquisa pesquisa qualitativa, com delineamento longitudinal e caracterizada como série de casos, realizada com duas crianças com o diagnóstico de TEA, ambas do sexo masculino, com idade de 4 anos e 5 meses e 5 anos e 2 meses, no início da coleta, que participavam de um Projeto de Extensão no ano de 2023 em uma Universidade Pública de Pernambuco. Como procedimento da coleta e análise dos dados foram utilizados o protocolo de anamnese da própria Instituição, o protocolo ACOTEA-R na avaliação inicial e reavaliação, e os dados das intervenções fonoaudiológicas, individuais, após a aplicação do método DHACA. Os resultados da pesquisa indicam que as crianças apresentaram um excelente domínio do método DHACA, manuseando o livro do método de forma espontênea, sem dicas e com estruturação frasal de 6 a 7 elementos linguísticos, sendo utilizada para fazer peguntas, responder e fazer comentários junto aos seus terapeutas. Houve um aumento significativo da organização da morfossintaxe, do léxico e da pragmática. A atenção compartilhada ficou bastante presente através do apontar, através das vocalizações e, principalmente, pelo contato visual que se estabeleceu entre as crianças e os parceiros de comunicação. Em ambas as crianças observou-se uma evolução significativa quanto ao comportamento social, demostrando respostas comportamentais através do apontar das figuras no livro do DHACA, vocalizando, falando, cantando, dançando, imitando, usando gestos, bem como por meio de movimentos corporais, expressões faciais, contato visual, aproximando-se e tocando o outro, abraçando e sorrindo, culminando com uma exploração efetiva dos brinquedos. Ressalta-se, por fim, que ficou evidente as contribuições da utilização do do método DHACA durante o processo terapêutico quanto ao desenvolvimento das habilidades linguísticas nas crianças da pesquisa em relação ao léxico, semântica, morfossintaxe, pragmática, aumento da verbalização, além do desenvolvimento das habilidades comunicativas receptivas, expressivas e comportamentais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MONTENEGRO
Interno - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
Presidente - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Externo à Instituição - LORENA GRACE ALVES DO VALE
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Externo ao Programa - 1679256 - MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA
Externo à Instituição - RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA