PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: PEDRO KIUMA DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO KIUMA DA SILVA
DATA: 25/07/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Google Meet - https://meet.google.com/vuv-pnrq-xjr
TÍTULO: POLÍTICA LINGUÍSTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM ANGOLA: UMA ANÁLISE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA 5a E 6a CLASSES DO ENSINO PRIMÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Política linguística. Ensino. Livros didáticos. Angola.
PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a política linguística de ensino da língua portuguesa em Angola nos livros didáticos de língua portuguesa da 5ª e 6ª classes do ensino primário. Para isso, tivemos os seguintes objetivos específicos: i) descrever em que medida e de que forma as variedades do português angolano são contempladas nos livros didáticos de língua portuguesa da 5ª e 6ª classes; ii) identificar de que modo as línguas nacionais angolanas são contempladas nos livros didáticos de língua portuguesa da 5ª e 6ª classes; iii) apontar de que maneira os livros didáticos de língua portuguesa da 5ª e 6ª classes dialogam com os documentos norteadores do Estado para educação linguística no ensino primário. Para alcançar nossos objetivos, adotamos a proposta teórica de política linguística ampliada de Spolsky (2004, 2009, 2021), segundo a qual se entende que a política linguística se constitui em três componentes: práticas, crenças e gestão. Também foi adotado a noção de mecanismo de política linguística de Shohamy (2006). Detemo-nos no mecanismo de política de educação linguística, visto que os livros didáticos se configuram nesse mecanismo. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa (Silveira e Córdova, 2009), inserida no paradigma interpretativista (Lin, 2015) e de análise documental (Cellard, 2012). O corpus constituiu-se pelos livros didáticos Língua Portuguesa 5ª. classe e Língua portuguesa 6ª. classe (manual do aluno). Os resultados indicaram que em ambos os livros didáticos a presença somente da variedade do português angolano no nível lexical. Em relação às línguas nacionais angolanas, constatamos que, no primeiro livro, somente a língua nacional angolana Kimbundu está contemplada em textos de escritores angolanos. Já no segundo livro, identificamos a presença das línguas nacionais angolanas Kimbundu em textos dos escritores angolanos e estrangeiros, Umbundu e Kikongo em textos dos escritores angolanos. Observamos um descompasso entre os livros didáticos analisados e a Constituição da República de Angola de 2010 e com a Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino nº 32/20 que determinam a inclusão e a valorização das línguas angolanas. Concluímos que a política linguística de ensino da língua portuguesa refletida nos dois livros didáticos prioriza o português europeu, como a única língua idealizada para o ensino, reforçando uma ideologia linguística de raiz colonial. Os resultados desta pesquisa corroboram com os estudos de Bernardo (2018), Chicumba (2019) e Kanusse (2022), que apontam para a necessidade de adoção de um ensino que valorize as variedades do português angolano e as línguas nacionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1657457 - ANDREA SILVA PONTE
Externo à Instituição - GISLENE LIMA CARVALHO
Externo à Instituição - KATIA CRISTINA CAVALCANTE DE OLIVEIRA
Interno - 2733966 - SOCORRO CLAUDIA TAVARES DE SOUSA
Interno - 1957145 - ÁNGELA MARÍA ERAZO MUNOZ