PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
32167745
Notícias
Banca de DEFESA: KÁTIA REGINA GONÇALVES DE DEUS
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KÁTIA REGINA GONÇALVES DE DEUS
DATA: 30/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Multimídia C do CCHLA
TÍTULO: A MATERIALIZAÇÃO DOS MODALIZADORES NO GÊNERO DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): ÍNDICES DE ARGUMENTATIVIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Modalização. Gênero Defesa de TCC. Interação. Oralidade.
PÁGINAS: 529
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Na esfera acadêmica, inúmeros gêneros são produzidos por discentes e docentes, os quais
possibilitam a inserção e a interação desses sujeitos neste campo da atividade humana, bem
como a produção do conhecimento científico. Um desses gêneros é a Defesa de Trabalho de
Conclusão de Curso (Defesa de TCC), um texto oral e formal que se constitui como parte
integrante de muitos cursos de graduação. Este caracteriza-se como uma solenidade pública,
cuja finalidade é a exposição do resultado de uma investigação científica realizada pelo aluno,
que assume o papel de pesquisador. Através desse gênero, os atores envolvidos neste processo
expressam-se oralmente, deixando registrados em suas falas elementos linguísticos que revelam
como se comportam argumentativamente assumindo diferentes posicionamentos perante seu(s)
interlocutor(es). Partindo deste entendimento, compreende-se que os modalizadores discursivos
são um dos possíveis elementos linguísticos que geram argumentatividade no gênero discursivo
Defesa de TCC. Diante disso, esta investigação objetiva descrever o funcionamento semânticoargumentativo
e pragmático dos modalizadores no gênero discursivo Defesa de TCC de
graduação como orientadores de sentido dos enunciados e do próprio processo interacional. No
tocante à fundamentação teórica adotada pelo trabalho, este apoia-se na Teoria da
Argumentação na Língua (TAL), proposta por Ducrot e colaboradores (1988), e tem base nos
estudos sobre a Modalização Discursiva apresentados por Lyons (1977), Palmer (2001),
Cervoni (1989), Neves (2010), Castilho e Castilho (2002), Koch (2009), Nascimento (2010),
Nascimento e Silva (2012), entre outros, sendo esta compreendida como um fenômeno
semântico-argumentativo e pragmático que se materializa através de determinados elementos
linguísticos. Por fim, a noção de gênero é concebida com base na Teoria dos Gêneros
Discursivos, proposta por Bakhtin (2000 [1979]) e outros, e o processo de interação é instituído
a partir do conceito de face, proposto por Goffman (1967), e de polidez, apresentado por
Brown e Levinson (1978, 1987), com a contribuição de outros autores. Metodologicamente,
essa pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa e assume, ainda, um caráter
descritivo de base interpretativista. O corpus do estudo foi composto por 20 (vinte) defesas de
TCC, as quais foram coletadas em 10 (dez) cursos de graduação da Universidade Federal da
Paraíba (UFPB); dessas defesas, que foram gravadas e transcritas, 6 (seis) foram utilizadas para
fins de catalogação e análise das ocorrências dos modalizadores. Os resultados obtidos apontam
para a constatação de que os modalizadores atuam no processo de interação e avaliação do
gênero investigado, expondo como os locutores (atuantes nesta situação) agem
argumentativamente, direcionando seus discursos para determinadas conclusões com base no
objetivo que desejam alcançar. Assim, no processo avaliativo em que se constitui a Defesa do
TCC, a face do falante pode ou não ser preservada e as tensões previstas para este momento
comunicativo podem ou não ser maximizadas, tudo isso vai depender das escolhas linguísticas
feitas pelos locutores em cada instante de realização da Defesa. Neste sentido, as análises
mostraram que determinados modalizadores favorecem o processo interação, pois, ao serem
utilizados pelos locutores, contribuem com a preservação da face dos falantes e com a
diminuição das tensões, mantendo a interação e o engajamento dos participantes envolvidos
neste evento social especialmente os modalizadores epistêmicos asseverativos e quaseasseverativos
e os deônticos (os de obrigatoriedade com caráter de instrução, os de possibilidade
e os volitivos), bem como os avaliativos (que imprimem uma avaliação positiva) e alguns
delimitadores. Tais modalizadores constituem-se como parte integrante do funcionamento
semântico-argumentativo e pragmático da Defesa de TCC e, em razão disso, marcam aspectos
característicos do estilo linguístico e da própria estrutura constituinte desse gênero.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2655533 - ANA CAROLINA VIEIRA BASTOS
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 2295131 - JAN EDSON RODRIGUES LEITE
Externo à Instituição - JOSELI MARIA DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA VANICE LACERDA DE MELO BARBOSA
Externo à Instituição - SIMONE DALIA DE GUSMAO ARANHA
Interno - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES