PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: KÁTIA REGINA GONÇALVES DE DEUS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KÁTIA REGINA GONÇALVES DE DEUS
DATA: 30/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Multimídia C do CCHLA
TÍTULO: A MATERIALIZAÇÃO DOS MODALIZADORES NO GÊNERO DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): ÍNDICES DE ARGUMENTATIVIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Modalização. Gênero Defesa de TCC. Interação. Oralidade.
PÁGINAS: 529
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Na esfera acadêmica, inúmeros gêneros são produzidos por discentes e docentes, os quais possibilitam a inserção e a interação desses sujeitos neste campo da atividade humana, bem como a produção do conhecimento científico. Um desses gêneros é a Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (Defesa de TCC), um texto oral e formal que se constitui como parte integrante de muitos cursos de graduação. Este caracteriza-se como uma solenidade pública, cuja finalidade é a exposição do resultado de uma investigação científica realizada pelo aluno, que assume o papel de pesquisador. Através desse gênero, os atores envolvidos neste processo expressam-se oralmente, deixando registrados em suas falas elementos linguísticos que revelam como se comportam argumentativamente assumindo diferentes posicionamentos perante seu(s) interlocutor(es). Partindo deste entendimento, compreende-se que os modalizadores discursivos são um dos possíveis elementos linguísticos que geram argumentatividade no gênero discursivo Defesa de TCC. Diante disso, esta investigação objetiva descrever o funcionamento semânticoargumentativo e pragmático dos modalizadores no gênero discursivo Defesa de TCC de graduação como orientadores de sentido dos enunciados e do próprio processo interacional. No tocante à fundamentação teórica adotada pelo trabalho, este apoia-se na Teoria da Argumentação na Língua (TAL), proposta por Ducrot e colaboradores (1988), e tem base nos estudos sobre a Modalização Discursiva apresentados por Lyons (1977), Palmer (2001), Cervoni (1989), Neves (2010), Castilho e Castilho (2002), Koch (2009), Nascimento (2010), Nascimento e Silva (2012), entre outros, sendo esta compreendida como um fenômeno semântico-argumentativo e pragmático que se materializa através de determinados elementos linguísticos. Por fim, a noção de “gênero” é concebida com base na Teoria dos Gêneros Discursivos, proposta por Bakhtin (2000 [1979]) e outros, e o processo de interação é instituído a partir do conceito de “face”, proposto por Goffman (1967), e de “polidez”, apresentado por Brown e Levinson (1978, 1987), com a contribuição de outros autores. Metodologicamente, essa pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa e assume, ainda, um caráter descritivo de base interpretativista. O corpus do estudo foi composto por 20 (vinte) defesas de TCC, as quais foram coletadas em 10 (dez) cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); dessas defesas, que foram gravadas e transcritas, 6 (seis) foram utilizadas para fins de catalogação e análise das ocorrências dos modalizadores. Os resultados obtidos apontam para a constatação de que os modalizadores atuam no processo de interação e avaliação do gênero investigado, expondo como os locutores (atuantes nesta situação) agem argumentativamente, direcionando seus discursos para determinadas conclusões com base no objetivo que desejam alcançar. Assim, no processo avaliativo em que se constitui a Defesa do TCC, a face do falante pode ou não ser preservada e as tensões previstas para este momento comunicativo podem ou não ser maximizadas, tudo isso vai depender das escolhas linguísticas feitas pelos locutores em cada instante de realização da Defesa. Neste sentido, as análises mostraram que determinados modalizadores favorecem o processo interação, pois, ao serem utilizados pelos locutores, contribuem com a preservação da face dos falantes e com a diminuição das tensões, mantendo a interação e o engajamento dos participantes envolvidos neste evento social – especialmente os modalizadores epistêmicos asseverativos e quaseasseverativos e os deônticos (os de obrigatoriedade com caráter de instrução, os de possibilidade e os volitivos), bem como os avaliativos (que imprimem uma avaliação positiva) e alguns delimitadores. Tais modalizadores constituem-se como parte integrante do funcionamento semântico-argumentativo e pragmático da Defesa de TCC e, em razão disso, marcam aspectos característicos do estilo linguístico e da própria estrutura constituinte desse gênero.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2655533 - ANA CAROLINA VIEIRA BASTOS
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 2295131 - JAN EDSON RODRIGUES LEITE
Externo à Instituição - JOSELI MARIA DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA VANICE LACERDA DE MELO BARBOSA
Externo à Instituição - SIMONE DALIA DE GUSMAO ARANHA
Interno - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES