PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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32167745
Notícias
Banca de DEFESA: FRANCISCO EBSON GOMES SOUSA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO EBSON GOMES SOUSA
DATA: 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: A MATRIZ GESTO-SINAIS E A MULTIMODALIDADE NO PROCESSO DE RECONTO DE NARRATIVAS POR CRIANÇAS SURDAS E CODAS
PALAVRAS-CHAVES: Aquisição da Linguagem; Multimodalidade; Matriz Gesto-Sinais; Surdos; Codas.
PÁGINAS: 161
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A presente tese investiga o processo de reconto de narrativas por crianças surdas e Codas
(Children of Deaf Adults), partindo de uma abordagem multimodal que compreende a
linguagem para além da palavra falada, incorporando sinais, gestos, expressões faciais,
olhar, uso do espaço e demais recursos semióticos que configuram a complexidade
comunicativa dessas crianças. Inserida no campo da aquisição da linguagem, a pesquisa
parte da problemática central sobre como crianças surdas e Codas, em processo de
aquisição da linguagem, recontam narrativas, buscando compreender as relações
estabelecidas entre os sinais e a matriz gesto-fala tradicionalmente descrita na literatura,
propondo como contribuição a matriz gesto-sinais. O objetivo geral consistiu em
compreender o funcionamento dessa matriz gesto-sinais nos recontos produzidos em
contextos dialógicos por crianças surdas e Codas, sendo operacionalizado pelos objetivos
específicos de (I) compreender a importância do reconto para o desenvolvimento
linguístico dessas crianças, (II) investigar as funções dos gestos nos recontos de narrativas
multimodais e (III) observar os aspectos multimodais acionados por elas ao recontar
histórias. A pesquisa possui caráter qualitativo e descritivo, ancorada na análise de
registros em vídeo de recontos realizados por crianças surdas e Codas, nos quais se
observou a articulação entre diferentes recursos multimodais, tais como sinais da Libras
(Língua Brasileira de Sinais), gestos icônicos, pantomimas, expressões faciais,
classificadores e o uso estratégico do espaço discursivo. Fundamentada teoricamente em
autores de destaque nos estudos de multimodalidade, gestualidade e aquisição da
linguagem, como: Kendon (2000, 2009), McNeill (1992, 2000, 2013), Tomasello (2009,
2021), Goldin-Meadow (2003, 2009), Quadros (1997, 2003, 2006), Cavalcante (1994,
2018, 2019) e McCleary e Viotti (2011), o estudo dialoga ainda com perspectivas
nacionais e internacionais que reconhecem os gestos não apenas como complementos da
fala ou sinalização, mas como elementos constitutivos da linguagem humana. Os
resultados evidenciam que, no processo de reconto, crianças surdas e Codas mobilizam
repertórios multimodais distintos, ancorados em experiências linguísticas diversas e em
diferentes modalidades, seja oral-auditiva ou gestual-visual, construindo narrativas ricas
e visualmente complexas. O principal achado, a proposição da matriz gesto-sinais, amplia
o modelo clássico da matriz gesto-fala, considerando as especificidades das línguas
visuais-espaciais, como a Libras. Essa matriz gesto-sinais revela que sinais linguísticos,
gestos icônicos, pantomimas e outros recursos gestuais co-ocorrem de forma integrada e
dinâmica no ato enunciativo, funcionando como elementos coparticipantes na produção
de sentido. Além disso, constatou-se que o reconto de narrativas constitui prática
relevante para o desenvolvimento linguístico e cognitivo, favorecendo a construção de
memória discursiva, identidade e pertencimento cultural, especialmente no caso das
crianças surdas. A contribuição central da pesquisa reside, portanto, na sistematização da
matriz gesto-sinais como ferramenta analítica voltada para os estudos da aquisição da
linguagem em crianças que utilizam línguas de sinais, promovendo um olhar mais
sensível às especificidades multimodais dessas línguas. Essa proposta amplia o campo de
investigação sobre multimodalidade e aquisição da linguagem, principalmente sobre a
necessidade de considerar a integração entre sinais e gestos na análise do
desenvolvimento linguístico infantil em contextos bilíngues e bimodais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Interno - 2295131 - JAN EDSON RODRIGUES LEITE
Externo ao Programa - 2583807 - MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO
Externo à Instituição - VICENTE DE LIMA-NETO
Externo à Instituição - ALESSANDRA JACQUELINE VIEIRA
Externo à Instituição - PAULO VINICIUS AVILA NOBREGA
Externo à Instituição - ALESSANDRA DEL RÉ