PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA
DATA: 21/10/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet - https://meet.google.com/ziq-xmpn-uua
TÍTULO: Uma historiografia das ideias sobre o português brasileiro em gramáticas escolares brasileiras (1961-2000)
PALAVRAS-CHAVES: Historiografia da Linguística; gramaticografia da língua portuguesa; gramáticas escolares brasileiras; Português brasileiro; ensino de língua portuguesa.
PÁGINAS: 298
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A presente tese teve como objetivo geral investigar a abordagem do português brasileiro em gramáticas escolares brasileiras publicadas entre 1961 e 2000. Além do objetivo geral, foram estabelecidas metas específicas para orientar o desenvolvimento da pesquisa: investigar de que forma e em que medida a produção acadêmica advinda da linguística brasileira impactou a produção de gramáticas escolares publicadas no Brasil; catalogar as expressões terminológicas utilizadas pelas gramáticas para se referir ao português brasileiro e estabelecer relações de sentido entre essas expressões e os contextos de gramatização em que ocorrem; elencar os aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos considerados pelas obras como especificidades da língua do Brasil e tecer reflexões sobre as implicações desses aspectos para o processo de gramatização; discorrer sobre o tratamento realizado por esses instrumentos linguísticos no que diz respeito à distinção entre a língua do Brasil e a língua de Portugal. A investigação fundamentou-se na Historiografia da Linguística, entendida como prática que descreve e interpreta a evolução dos estudos sobre a linguagem, considerando contextos, orientações teóricas e escolhas metodológicas (Swiggers, 2009). A pesquisa articulou duas frentes de trabalho: (i) mapeamento de gramáticas escolares publicadas entre 1961 e 2000 e (ii) análise das denominações atribuídas ao português brasileiro. A pesquisa foi baseada na macrocategoria camadas do conhecimento linguístico (Swiggers, 2014), que possibilita refletir sobre padrões de abordagem e diferenças descritivas, subdividindo-se em camadas contextual, teórica, técnica e documental. Na primeira frente de trabalho, foram selecionadas 17 gramáticas, enquanto, na segunda, essas obras foram analisadas com vistas a suscitar reflexões historiográficas fundamentadas na macrocategoria de análise anteriormente mencionada. Na análise da camada contextual, verificou-se que a produção de gramáticas escolares não acompanhou de modo imediato os avanços da Linguística no país. Algumas obras incorporaram certas inovações tardiamente, mas a maioria permaneceu distante de referenciais já consolidados nas décadas de 1980 e 1990, como os da Sociolinguística, do Funcionalismo e da Análise do Discurso, apoiando-se em modelos anteriores, como os estudos filológicos. Na análise da camada teórica, observou-se um cenário de transição e resistência, com três tendências principais: a primeira, dos estudos dialetológicos e filológicos, predominante nas décadas iniciais, mantém vínculo com a tradição normativa, sem reconhecer o português brasileiro como sistema autônomo; a segunda, do descritivismo estruturalista, representa uma fase de transição, na qual algumas gramáticas incorporam, ainda que superficialmente, conceitos da Linguística; a terceira, das teorias com ênfase no uso, valoriza o funcionamento real da língua e reconhece a especificidade do português brasileiro. Na análise da camada técnica, identificaram-se 42 expressões referenciais relacionadas ao português brasileiro. Essa diversidade evidencia o enfraquecimento da tradição lusitana como referência única, bem como a afirmação de uma identidade linguística brasileira. Nesse processo, observaram-se duas posturas principais: gramáticas excludentes, que tratam o português brasileiro como desvio da norma-padrão; e gramáticas inclusivas, que reconhecem a legitimidade das variedades do português. Na análise da camada documental, constatou-se que as gramáticas abordam o português brasileiro sobretudo na seção de sintaxe, com ênfase nos conteúdos “colocação pronominal”, “pronomes”, “regência” e “flexão verbal”. Tal foco expressa tanto a preocupação normativa quanto a tentativa de distinguir o português brasileiro do europeu. Os exemplos, por sua vez, têm origens diversas: elaborados pelos autores, extraídos de obras literárias, retirados de textos autênticos ou selecionados de imagens descontextualizadas, o que revela a persistência de práticas tradicionais, mesmo diante dos avanços da Linguística.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO FARACO
Externo à Instituição - DANIELLY VIEIRA INO
Presidente - 2349477 - FRANCISCO EDUARDO VIEIRA DA SILVA
Interno - 1322264 - LEONARDO GUEIROS DA SILVA
Interno - 1532485 - MARCIO MARTINS LEITAO
Externo à Instituição - OLGA FERREIRA COELHO SANSONE
Interno - 2733966 - SOCORRO CLAUDIA TAVARES DE SOUSA