PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: ELOIDE TELES SILVA GRISI
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELOIDE TELES SILVA GRISI
DATA: 02/03/2026
HORA: 09:30
LOCAL: meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: PERCEPÇÃO DISCENTE DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO: impactos a partir dos desafios vivenciados durante o período pandêmico (2020-2022)
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais, Pandemia COVID19, Ensino Superior, Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, UFPB.
PÁGINAS: 152
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: Esta tese tem como objetivo, caracterizar o impacto a partir dos desafios vivenciados pelos discentes do curso de pós-graduação, stricto sensu, no (PPGE) Programa de Pós-graduação em Educação da (UFPB) Universidade Federal da Paraíba, matriculados e ativos no programa durante a pandemia COVID 19, considerando o período compreendido entre 2020 a 2022. Os objetivos desta pesquisa foram em avaliar a efetividade das políticas educacionais adotadas pela (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e pelo PPGE UFPB dentro período proposto; assim como caracterizar o impacto da pandemia com relação a aprendizagem nas disciplinas e a escrita da dissertação e tese no PPGE-UFPB; e ainda, apresentar uma análise SWOT, Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Oportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Adotou-se uma abordagem qualitativa, classificando-se, tal pesquisa, quanto aos seus objetivos, como exploratória, utilizando-se de estratégia bibliográfico-documental, caracterizando-se como estudo de caso aplicado, com aplicação de questionários aos discentes do programa. A partir dos resultados apresentados nesta tese, pode-se afirmar que, apesar das políticas adotadas pela CAPES terem sido fundamentais, ao considerar o contexto dos relatos dos discentes, não foram suficientes para eliminar os impactos causados pela pandemia sobre o sistema de educação superior e pós-graduação. Ao relacionar as quatro dimensões da análise SWOT, é possível compreender que a pandemia atuou como um catalisador de mudanças, ao mesmo tempo em que acentuou tensões já presentes no PPGE/UFPB, considerando os relatos dos discentes. Para tanto conclui-se que, os estudos sobre eficácia das políticas implementadas neste marcante período devam despertar mais e mais interesse em novas pesquisas científicas nesta temática, com o intuito de trazer contribuição à sociedade. Estudos como este podem investigar, dar voz, tanto aos discentes como aos docentes e demais colaboradores envolvidos nas comunidades acadêmicas, em diferentes contextos e experiências, a fim de buscar a eficácia das políticas públicas educacionais implementadas ou não durante a pandemia, com vistas ao presente e ao futuro, avaliando seu impacto nos processos de aprendizagem, no bem-estar emocional e na equidade educacional, despertando novas possibilidades em diferentes cenários. Os desafios urgem e há muito para fazer enquanto profissionais da Educação. Que esta tese desperte novas pesquisas a fim de instigar melhorias contínuas em políticas educacionais aos cursos de pós-graduação, stricto sensu, espalhados em nosso continente e além das fronteiras.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno(a) - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno(a) - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo(a) à Instituição - CESAR RIBOLI
Externo(a) à Instituição - Daniel Pulcherio Fensterseifer
Externo(a) à Instituição - THIAGO PEREIRA DA SILVA