PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal:
Não informado
http://www.ufpb.br/pos/ppge

Projetos de Pesquisa

2018
Quando as mulheres escrevem: participação de professoras na Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (1909 – 1974)
FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO EMOCIONAL: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A formação docente frente a diversidade: Um estudo dos documentos legais e institucionais para a comunidade cigana de Sousa/PB.
O TRABALHO EM GRUPO EM TURMAS MULTISSERIADAS: INTERAÇÕES ESSENCIAIS PARA O EXERCÍCIO COGNITIVO DA COOPERAÇÃO?
O QUE PLANOS DE CURSO PODEM NOS ENSINAR?: REFLEXÕES SOBRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, CURRÍCULO E PEDAGOGIA(S)
HISTÓRIA DA CIÊNCIA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A ABORDAGEM RELAÇÃO CTSA NOS DOCUMENTOS LEGAIS E LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA (Ensino Médio) APROVADOS PELO PNLD NO PERÍODO 2014 A 2017.
O LETRAMENTO MATEMÁTICO – ARTICULAÇÃO ENTRE A LINGUAGEM MATEMÁTICA E A LÍNGUA MATERNA
ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM SENSÍVEL A GÊNERO
O RELATÓRIO DE INSTRUÇÃO PÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO PROFESSOR AMARO CAVALCANTI (1881)
Os Impactos das políticas de cotas no contexto de inclusão na Universidade Federal da Paraíba: Acesso, Permanência e Evasão na Educação Superior.
Relações de gênero em cursos da área de CTEM
ANÁLISE DA DIFERENÇA DA PRODUTIVIDADE DE HOMENS E DE MULHERES SOB EXCESSO DE CALOR EM UM ABATEDOURO DE FRANGOS
A EDUCAÇÃO E EDUCADORAS NOS JORNAIS PARAIBANOS DO SÉCULO XX: escritos de e sobre mulheres (1960-1964)
Reconstituindo a história e registrando a memória da Educação Popular na Paraíba: estudo com base em trajetórias, produções, ideias e reflexões de diferentes atores
Educação emocional, empoderamento e emoções: construindo conceitos e interfaces
PESQUISA E ANÁLISE DO CONCEITO DO TERMO CÉLULA EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO E A ARTICULAÇÃO COM A LEI 10639/2003
O QUE PLANOS DE CURSO PODEM NOS ENSINAR?: REFLEXÕES SOBRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, CURRÍCULO E PEDAGOGIA(S)
EDUCAÇÃO DO CAMPO, FONTES DOCUMENTAIS/MONUMENTAIS LOCAIS E SABERES ESCOLARES – ESCOLAS RURAIS NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA/PB
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO CARIRI PARAIBANO: CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE TERRESTRE TENDO COMO ÊNFASE A RPPN FAZENDA ALMAS (SÃO JOSÉ DOS CORDEIROS - BIOMA CAATINGA)
A INCLUSÃO ESCOLAR DA POPULAÇÃO LGBT NO ENSINO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ENSINO DE FILOSOFIA E ACENTUAÇÃO DA TÉCNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NUMA PERSPECTIVA PRAGMATISTA
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DA PARAÍBA
PERCURSOS FORMATIVOS EM PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: TRAMAS CURRICULARES E PERSPECTIVAS DISCENTES
PENSAR O NORDESTE E OS SEUS SUJEITOS: CIRCULAÇÃO DE IDEIAS, INTELECTUAIS E A RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA NOVA NO BRASIL (1930-1959).
Políticas Públicas para a Educação: a Base Nacional Comum Curricular e suas implicações para os cursos de licenciaturas da UFPB, a partir do ciclo de políticas de Stephen Ball
Evasão de jovens e adultos no ensino superior: Contribuições ao debate e aplicações.
QUARENTA HORAS DE ANGICOS/RN: REMEMORANDO UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL PARA A CONSCIENTIZAÇÃO POPULAR (1963)
Relações de gênero em cursos da área de CTEM
Espaços de participação da comunidade na Atenção Primária à Saúde: analisando caminhos, dificuldades e desafios com base experiências na cidade de João Pessoa-PB
SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO: análise da revista Serviço Social e Sociedade (1979-2018)
EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO: APROXIMAÇÕES NAS EXPERIENCIAS DE ESCOLAS NO CAMPO NA PARAÍBA
Turmas multisseriadas de escolas rurais: das singularidades do Sujeito do Campo ao uso de material didático favorável ao respeito à diversidade.