PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: LESSANDRA COSTA DE OLIVEIRA BITTENCOURT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LESSANDRA COSTA DE OLIVEIRA BITTENCOURT
DATA: 16/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Formato remoto via Plataforma Google Meet
TÍTULO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICIPIO DE VITORIA DA CONQUISTA-BA
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo; Gestão Escolar; Políticas Educacionais.
PÁGINAS: 51
RESUMO: Este trabalho analisa como as políticas públicas e a gestão escolar influenciam a materialização da Educação do Campo nas escolas rurais do município. A pesquisa parte da distinção entre Educação do Campo (entendida como projeto político-pedagógico construído a partir dos sujeitos e territórios rurais) e educação no campo, frequentemente caracterizada pela simples transposição de modelos urbanos para contextos rurais. Identifica-se que, apesar dos avanços normativos, persistem desafios estruturais que comprometem a gestão democrática e a contextualização do trabalho pedagógico, como a precariedade das condições de funcionamento das escolas, a centralização das decisões e a fragilidade das políticas territoriais. O objetivo central é compreender em que medida a gestão escolar das unidades rurais de Vitória da Conquista–BA se aproxima dos princípios da Educação do Campo ou reproduz práticas de uma educação rural urbanizada, analisando a relação entre políticas educacionais, práticas gestoras e percepções de profissionais, comunidade e estudantes. A partir desse movimento, busca-se identificar limites e potencialidades para o fortalecimento da gestão democrática, da participação comunitária e da construção de Projetos Político-Pedagógicos contextualizados. O estudo evidencia que a gestão escolar rural se situa em um campo de tensões entre normativas democráticas e práticas centralizadas, entre políticas padronizadas e realidades territoriais diversas. Ainda assim, revela experiências de resistência e reinvenção que demonstram o potencial transformador da escola enquanto espaço político-pedagógico. Conclui-se que a consolidação da Educação do Campo depende da articulação entre políticas específicas, formação docente adequada, valorização dos saberes locais e fortalecimento da gestão democrática como prática cotidiana.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno(a) - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Externo(a) à Instituição - ISRAEL SOARES DE SOUSA