PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LOURDES MARIA RODRIGUES CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LOURDES MARIA RODRIGUES CAVALCANTI
DATA: 15/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: Autoavaliação Institucional: significados e efeitos sobre as políticas educacionais na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da Educação Superior; SINAES; Autoavaliação Institucional; 5w2h; UFPB.
PÁGINAS: 520
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: O objetivo desta tese foi identificar os significados provenientes dos resultados dos Relatórios de Autoavaliação Institucional, relativos aos anos de 2021, 2022 e 2023, emitidos pela Comissão Própria de Avaliação da UFPB, conforme os critérios do Instrumento de Avaliação Institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e que efeitos favoreceram o avanço das políticas educacionais conduzidas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tais Relatórios constituíram a amostra desta pesquisa. Foram utilizados, como fontes primárias, os documentos institucionais (Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para o quinquênio 2019/2022, e o Relatório de Gestão Institucional referente ao ano de 2023), bem como aqueles referentes à legislação vigente, específica do Instrumento de Avaliação Institucional do SINAES, Leis e regulações intrínsecas à avaliação da educação superior, entre outros. Foi pesquisa do tipo qualitativa, de natureza aplicada, descritiva, quanto aos objetivos, com estratégia bibliográfico-documental, caracterizada como análise documental, utilizando-se, para o tratamento dos dados, o software IRaMuTeq – a partir de Salviati (2017) – como suporte ao processamento dos dados para realização de análises textuais, análise de Reinert, Dendograma de Classificação Hierárquica Descente e Nuvem de Palavras. Como resultados desta pesquisa, destacam-se: em relação ao PDI UFPB/2019/2023, constatou-se a necessidade de se implementar ações voltadas à construção de uma cultura de planejamento institucional. Foram elaborados os seguintes Planos 5w2h, conforme respectivos Relatórios de Autoavaliação Institucional: i) Relatório de Autoavaliação Institucional do ano de 2021, Eixo III – Políticas Acadêmicas – orientado ao desenvolvimento de ações visando mitigar a dificuldade de comunicação, da UFPB com as comunidades interna e externa; ii) Relatório de Autoavaliação Institucional, do ano de 2022, Eixo II – Desenvolvimento Institucional – os dados disponíveis foram insuficientes para a realização de análises; entretanto, em relação ao Eixo IV – Políticas de Gestão, foi sugerido um Plano 5w2h visando o desenvolvimento de ações orientadas ao estabelecimento de metas mensuráveis, através de indicadores de desempenho institucionalizados. O Plano 5w2h - aplicado aos Indicadores "Política de Capacitação Docente" e "Política de Capacitação Técnico Administrativo", do Eixo IV – Políticas de Gestão, sugeriu apenas uma ação, para ambos os indicadores: institucionalizar a internacionalização da política de capacitação, para os dois segmentos; iii) Relatório de Autoavaliação Institucional de 2023, Eixo V – Infraestrutura: o Plano 5w2h propôs ações a serem desenvolvidas pela Superintendência de Infraestrutura e pela Pró-Reitoria de Planejamento da UFPB. Quanto aos significados dos Relatórios de Autoavaliação Institucional, enquanto aprendizado institucional, constatou-se progresso em relação ao planejamento oraganizacional, uma vez que a CPA/UFPB aprimorou os Instrumentos de Autoavaliação Institucional, no período pesquisado. Como efeitos, foram constatados, através da análise do Relatório de Gestão Institucional de 2023, objetividade e transparência relativos à gestão de Riscos, Governança, Estratégia e Desempenho Institucionais, e referentes às Gestões Orçamentária, Financeira e Contábil da UFPB. Ademais, o 5w2h adequa-se aos ajustes políticos, acadêmicos e de gestão, necessários à melhoria dos indicadores do SINAES, relativos aos ajustes políticos, acadêmicos e administrativos, que se fizerem necessários para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão, no âmbito da UFPB.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1034264 - MARCUS QUINTANILHA DA SILVA
Interno - 1501013 - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
Externo ao Programa - 1149359 - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO
Externo à Instituição - DILVO ILVO RISTOFF
Externo à Instituição - NILTON CESAR LIMA