PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: GEORGIA DANTAS MACEDO
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEORGIA DANTAS MACEDO
DATA: 25/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: Avaliação da efetividade da política de assistência estudantil: caminhos para a permanência e conclusão da formação superior na UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior, políticas públicas, assistência estudantil; permanência.
PÁGINAS: 129
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: A tese Avaliação da efetividade da política de assistência estudantil: caminhos para a permanência e conclusão da formação superior na UFPB situa-se no campo das políticas de educação superior e do enfrentamento à redução das taxas de evasão e retenção. A questão guia da tese questiona quais as perspectivas da efetividade da Política de Assistência Estudantil para a permanência de discentes nos cursos de Graduação da UFPB, diante do cenário das transformações societárias do capitalismo contemporâneo, marcado pela ofensiva neoliberal? Para tanto, busca-se analisar a efetividade da política de Assistência Estudantil, para a permanência e conclusão dos cursos de Graduação no período de 2012 a 2022, tendo como lócus de pesquisa a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a partir da hipótese de que a Política de Assistência Estudantil possui relevância para a efetividade para a permanência e conclusão do curso de Graduação limitada em função das desigualdades produzidas pelos antagonismos socioculturais e econômicos guiados pela dinâmica do capital que impõem políticas sociais seletivas, focalizadas e precárias para a garantia do acesso aos direitos sociais. A pesquisa é do tipo qualitativa, sob a abordagem descritiva e analítica em que adota os procedimentos de levantamento bibliográfico, documental e a aplicação de questionário com estudantes dos cursos de Graduação dos Campi da UFPB. Para análise adotou-se a abordagem crítica, orientada pelas categorias teóricas de Estado (Marx, 1998), (Beaud, 1987), (Dowbor, 2020), (Antunes, 2020), (Mészaros, 2009) e contradição (Marx, 2013), (Netto e Braz, 2008), (Masson, 2007), (Iamamoto e Carvalho, 2012), (Severino, 2007b), (Behring, 2011). Os dados do questionário apontam demandas indicadas pelos/as estudantes da UFPB nas áreas de atuação da política, além da necessidade de avaliação e monitoramento da execução da efetividade da política em seus objetivos. A partir dos dados apresenta-se um modelo avaliativo que abrange as dimensões do contexto, gestão e permanência, a fim de contribuir com o processo avaliativo da política de assistência estudantil no alcance da promoção da permanência e conclusão do curso.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Externo à Instituição - Cassiano Caon Amorim
Externo à Instituição - GISELE MASSON