PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MEIRYLANE LOPES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MEIRYLANE LOPES DA SILVA
DATA: 16/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/yva-wbon-the
TÍTULO: Reflexos da internacionalização da formação continuada na profissionalização docente: o Programa Gira Mundo
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada; internacionalização; profissionalização docente; Programa Gira Mundo.
PÁGINAS: 248
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Na tentativa de se buscar novos caminhos que proporcionem maior efetividade às experiências de formação docente e que sejam capazes de trazer transformações positivas para a atuação desses profissionais e para o sistema educativo, tem-se investido nos últimos anos na internacionalização da formação continuada, buscando como fonte de aprendizado as experiências pedagógicas exitosas desenvolvidas em outros países. Enveredando pelos caminhos que perpassam esses processos formativos, esta tese analisa os reflexos da internacionalização da formação continuada promovida pelo Programa Gira Mundo, desenvolvido entre os anos de 2016 e 2020 pelo governo do estado da Paraíba, na profissionalização e na prática docente. Nesse contexto, a questão central da pesquisa é: quais os reflexos da internacionalização da formação continuada promovida por meio do Programa Gira Mundo sobre a profissionalização e a prática dos docentes da rede estadual de ensino da Paraíba? Norteado por esse questionamento, o objetivo da pesquisa é compreender de que maneira a participação dos professores no programa Gira Mundo, que oferece intercâmbio internacional para aprimoramento pedagógico, influencia na sua prática docente e na sua profissionalização. Para alcançar esse objetivo, o referencial teórico foi construído a partir do diálogo com estudiosos da formação docente, com destaque para Imbernón (2009, 2010), Zeichner (1993, 2003) e Nóvoa (1997, 2002, 2007), e ainda da internacionalização da formação e seus reflexos no trabalho do professor, em que autores como Knight (2006, 2007, 2013, 2020) e De Wit (2015) são trazidos como base teórica. Este estudo adotou uma abordagem fenomenológica qualitativa como base metodológica, com o objetivo de compreender as experiências e as percepções dos professores participantes do Programa Gira Mundo. Para isso, foi utilizada como técnica de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Com o intuito de analisar e interpretar os dados obtidos, foi adotado o método fenomenológico, que permite a exploração das experiências subjetivas dos participantes e a compreensão dos significados atribuídos às vivências relacionadas ao programa Gira Mundo e à própria prática docente. A hipótese analisada nesta tese é que a internacionalização da formação continuada promovida pelo Programa Gira Mundo proporciona aos docentes participantes uma prática didático-pedagógica crítica e reflexiva, contribuindo para o seu processo de profissionalização. As conclusões desta tese apontaram que o Programa Gira Mundo desempenhou um papel relevante na formação e profissionalização dos docentes contribuindo para a ampliação de horizontes pedagógicos e a introdução de práticas educacionais inovadoras inspiradas em contextos internacionais. A participação no intercâmbio fortaleceu a percepção dos professores acerca da valorização profissional e estimulou reflexões sobre suas práticas pedagógicas, levando-os a reconsiderar e ressignificar métodos e estratégias de ensino. Contudo, a efetividade e continuidade das inovações se deu apenas parcialmente de modo exitoso, sendo, para parte dos professores, limitadas por obstáculos institucionais, como a falta de recursos e de estrutura adequada, bem como a ausência de apoio da gestão e dos pares. Concluiu-se, assim, que, para tornar os reflexos do Programa Gira Mundo mais sustentáveis, é necessário investir em políticas que fortaleçam comunidades de prática e redes de colaboração. Ao criar espaços de apoio mútuo entre docentes no “chão da escola”, essas políticas possibilitam o compartilhamento contínuo de metodologias e experiências, promovendo a reconstrução e o aprimoramento das práticas pedagógicas ao longo do tempo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - CARLA PATRÍCIA ACIOLI LINS GUARANÁ
Externo à Instituição - DORIVALDO ALVES SALUSTIANO