PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: FLAVIA PALOMA CABRAL BORBA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIA PALOMA CABRAL BORBA
DATA: 19/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Remota
TÍTULO: Dona Irene, Mestre Ensinante: Trajetória e Reconhecimento na Comunidade Tradicional de Pescadores da Penha (2013 - 2023).
PALAVRAS-CHAVES: Reconhecimento social; Axel Honneth; Mestre Ensinante; Trajetórias de vida; Comunidades Tradicionais.
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: A tese investiga a trajetória de vida de Dona Irene de Oliveira Pimentel, líder comunitária e Mestra da Cultura Imaterial, na Comunidade Tradicional dos Pescadores da Penha, em João Pessoa, Paraíba, entre os anos de 2013 e 2023. O estudo foca no reconhecimento sociocultural, na valorização da identidade territorial e no papel educativo, cultural e político desempenhado por Dona Irene dentro de sua comunidade. Analisa, ainda, sua atuação na regularização fundiária e no enfrentamento de desafios impostos pela especulação imobiliária, revelando a complexidade das relações entre território, memória e identidade. Tendo como referência a categoria do Reconhecimento, balizada na Teoria crítica contemporânea desenvolvida por Axel Honneth, a investigação destaca a atuação comunitária de Dona Irene na preservação do patrimônio imaterial daquele território, a sua relevância no contexto político e na luta por direitos fundiários. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve como base teórico-metodológico o debate em torno da História do Tempo Presente e a História Cultural como parâmetros analíticos, associados à História Oral que, em termos procedimentais, conduziu a coleta de dados por via de entrevistas semiestruturadas. De forma associada, foi utilizado também como fontes os registros audiovisuais e documentais produzidos por instituições que se relacionam com a comunidade da Penha e a trajetória de Dona Irene. Como resultados, destaca-se o reconhecimento na esfera comunitária em relação à atuação política de Dona Irene, realizada a partir de uma prática específica, relacionada às suas estratégias e à sua personalidade. Tal reconhecimento foi evidenciado, inclusive, nos relatos de pessoas que atuaram institucionalmente na comunidade da Penha, a exemplo do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa e da Universidade Federal da Paraíba. Tal ação, teve ampla repercussão na luta e no reconhecimento no campo do Direito, que é outra esfera analisada na pesquisa. São esses os elementos que permitiram construir na investigação o conceito de “Mestre Ensinante”, considerando as esferas de reconhecimento e a percepção das pessoas em relação à atuação educativa de Dona Irene. A análise da trajetória de Dona Irene ilumina as potencialidades dos processos educativos em espaços não escolares e reforça a necessidade de valorização de agentes culturais que articulam saberes populares e acadêmicos para garantir a preservação de identidades coletivas. A pesquisa contribui, assim, para o campo da História da Educação, ao problematizar as práticas pedagógicas em comunidades tradicionais e as dinâmicas que estruturam o reconhecimento de figuras como Dona Irene no contexto educacional e sociocultural contemporâneo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Externo ao Programa - 2378996 - CLAUDIA ENGLER CURY
Externo à Instituição - AZEMAR DOS SANTOS SOARES JÚNIOR
Externo à Instituição - LIA MACHADO FIUZA FIALHO
Externo à Instituição - MAURO CASTILHO GONÇALVES