PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE) 
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Banca de DEFESA: TANIA LUCIA AMORIM COLELLA
		
		
		 Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa. 
 DISCENTE: TANIA LUCIA AMORIM COLELLA
 DATA: 20/03/2025
 HORA: 09:00
 LOCAL: Programa de pos graduação em Educação
 TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA/COM PESSOA IDOSA: UMA ANÁLISE
FENOMENOLÓGICA NO HORIZONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
 PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS-CHAVE: Educação para Pessoa Idosa; Especificidades da Pessoa Idosa;
Políticas Públicas.
 PÁGINAS: 150
 GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
 ÁREA: Educação
 SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
 ESPECIALIDADE: Educação Permanente
 RESUMO: RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo analisar, a partir de experiências
educacionais com pessoas idosas, o que é e como é a educação para a pessoa idosa no
horizonte das políticas públicas. Buscando trazer à luz as contribuições dos
conhecimentos científicos acerca das especificidades educacionais no envelhecimento, e
refletir as orientações normativas para a educação de pessoas idosas. A investigação se
deu no vivenciar a relação com atores em cenário educacional, apreendendo os sentidos
das experiências educacionais vividas por pessoas idosas e socioeducadores. O estudo
foi impulsionado pelas interrogações provocadoras: o que os conhecimentos científicos
e as orientações normativas para a educação de pessoas idosas manifestam? Como se dá
a relação contextualizada em experiências educacionais para/com pessoas idosas? Qual
o sentido das experiências educacionais para os idosos e educadores? Que análises
podem ser feitas no mundo educacional da pessoa idosa situado no horizonte das
políticas públicas? Epistemetodologicamente, o estudo está ancorado no método
fenomenológico e na fenomenologia repensada por Merleau Ponty. A fenomenologia da
percepção, concebe a experiência perceptual organizada em todos significativos, e não
como resultado da combinação de átomos sensórios simples. Experienciando a
construção do saber acerca do objeto percebido em método de abordagem ao objeto que,
por definição, é presente e vivo. Sendo a investigação do fenômeno movimento que se
dá em horizonte espaço-temporal e dinamicidade própria, buscando o desocultamento
do que é essencial nas manifestações. Como aporte teórico foram utilizados recursos
bibliográficos e documentais. Estes com teor de orientações normativas, que norteiam
as políticas públicas. E aqueles com as contribuições ofertadas pelas ciências que se
entrelaçam em composição multidisciplinar, com potencial de fundamentação teórico-
prática para educação da pessoa idosa. Foram utilizadas publicações científicas no lapso
temporal de 1989 a 2023, e documentos normativos publicados no intervalo entre 1948
a 2023. Acreditamos que os resultados alcançados por este estudo podem contribuir
para a formação de educadores, levando-os aos fundamentos científicos, que
articulados, são necessários àqueles que atuam na educação de pessoas idosas. Bem
como, almejamos favorecer o movimento da educação gerontológica, ainda construindo
seu caminho, na direção de alcançar a elaboração de metodologia própria que tanto
carece.
 MEMBROS DA BANCA: 
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo à Instituição - MARIA APARECIDA RAMOS DE MENESES
Externo à Instituição - FLAVIO ROMERO GUIMARÃES
Externo à Instituição - MARIA DO ROSÁRIO GOMES GERMANO MACIEL
Externo à Instituição - WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI
Externo à Instituição - LÚCIA DE ARAÚJO RAMOS MARTINS