PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: HELOISA MARINHO CUNHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELOISA MARINHO CUNHA
DATA: 17/04/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: ENTRE CONCEPÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Educação Afrocentrada. Educação Escolar Quilombola.
PÁGINAS: 290
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO: Este estudo investiga a interface entre a Educação Popular na perspectiva freiriana e a Educação Escolar Quilombola, fundamentada no paradigma da afrocentricidade. Argumenta-se que essa interlocução contribui para a reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ) e pode potencializar sua implementação na Escola Municipal Quilombola Professora Antônia do Socorro Silva Machado (EMQASSM), em Paratibe, João Pessoa-PB. Os objetivos do estudo incluem identificar as contribuições dos valores civilizatórios afro-brasileiros e das categorias freirianas na construção do currículo quilombola, discutir a percepção das lideranças e profissionais educacionais sobre a relação escola-comunidade, analisar a implementação dos saberes-fazeres africanos e quilombolas no cotidiano escolar e avaliar os desafios e avanços na implementação da Educação Afrocentrada e Popular. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a coleta de dados, foram aplicados diário de campo, observação participante, questionários e entrevistas semiestruturadas junto às lideranças comunitárias e docentes da EMQASSM. Os dados foram analisados a partir da Análise Crítica do Discurso (ACD) na perspectiva de Norman Fairclough (2016). Os resultados revelam que a Educação Escolar Quilombola em Paratibe enfrenta avanços e retrocessos, devido ao baixo engajamento docente e à prevalência de práticas pedagógicas limitadas a datas comemorativas da cultura afrodescendente. Conclui-se que a efetivação da educação quilombola não depende apenas da formação docente, mas também do comprometimento da Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa (SEDEC-JP) e do diálogo com a comunidade quilombola. Este estudo busca contribuir para a construção de uma escola pública que valorize os saberes, tradições e modos de vida dos grupos historicamente invisibilizados, promovendo um currículo mais inclusivo e representativo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1238445 - DIEGO DOS SANTOS REIS
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Externo à Instituição - EDITE MARIA DA SILVA DE FARIA
Externo à Instituição - INÉS FERNÁNDEZ MOUJÁN
Externo à Instituição - WALDENIA LEÃO DE CARVALHO