PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BAROS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BAROS
DATA: 28/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Masculinidades na Roda, Criança na Escuta: Vozes Infantis Sobre o Homem na Educação
Infantil
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil, Professor Homem, Gênero, Masculinidades,
Perspectiva da Criança
PÁGINAS: 150
RESUMO: Esta pesquisa parte da premissa de que é possível desenvolver uma investigação com crianças
sobre o lugar do professor homem na creche. Na atualidade, a atuação do professor homem,
no campo da Educação Infantil, tem ocupado lugar de destaque. Por conseguinte, este tema
tem sido cada vez mais frequente no campo das temáticas de gênero. Por isso, ao abordar a
questão do homem na Educação Infantil refletimos sobre a nossa trajetória acadêmica e
profissional, enquanto professor homem que ensina à criança. A partir desse contexto,
percebemos que a difusão desta temática tem suscitado debates em torno das atividades de
docência masculina na Educação Infantil. Nossa pesquisa compreende ressaltar que falar de
homem na Educação Infantil oportuniza o atendimento e a compreensão do lugar da docência
para ambos sexos: masculino e feminino. Dessa forma, queremos analisar como as crianças
percebem e atribuem significados à atuação do professor homem na creche, contribuindo para
a construção de novas masculinidades. As questões centrais da pesquisa são: como as crianças
percebem e atribuem significados à atuação do professor homem na creche, e como essas
percepções contribuem para a construção de novas masculinidades no contexto da Educação
Infantil?. O quadro teórico-metodológico articulará os estudos das políticas educacionais e
curriculares da Educação Infantil, os novos estudos da infância e os estudos de gênero que
evidenciam a presença masculina na docência da educação infantil. A pesquisa é de natureza
qualitativa de inspiração etnográfica. Os participantes da nossa pesquisa são as crianças, e os
dois monitores homens. A pesquisa será desenvolvida em duas creches municipais de Alagoa
Grande, PB. Para produção dos dados temos: a observação participante, entrevistas, rodas de qualitativa de inspiração etnográficas. Os participantes da nossa pesquisa são as crianças, e os
dois monitores homens. A pesquisa será desenvolvida em duas creches municipais de Alagoa
Grande, PB. Para produção dos dados temos: a observação participante, entrevistas, rodas de
conversas e o uso de desenhos. Na análise dos dados utilizaremos a Análise de Conteúdo. As
questões éticas da pesquisa serão consideradas. Como resultado, esperamos contribuir para
alargar as concepções, através dos significados das crianças, da possiblidades de emergência,
na educação infantil, de outras noções de masculinidades, que incluam o cuidar e o educar,
assim como a escolha da carreira docente dedicada às crianças, como possibilidades para os
sujeitos do sexo masculino.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Externo à Instituição - MARIA ROBERTA DE ALENCAR OLIVEIRA
Externo à Instituição - PETERSON RIGATO DA SILVA
Externo à Instituição - RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO