PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: FLAVIA MAYARA FELIX DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIA MAYARA FELIX DANTAS
DATA: 28/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: PROCESSOS DE MODIFICAÇÃO HUMANA E LITERATURA: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DO COTIDIANO NO ENSINO MÉDIO POTIGUAR
PALAVRAS-CHAVES: Modificação humana; Literatura no Ensino; Práticas de Leitura; Escrita do Cotidiano.
PÁGINAS: 212
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A pesquisa exposta traz como objetivo geral compreender as modificações humanas vividas a partir da Literatura no Ensino Médio Potiguar, com enfoque nos alunos participantes da disciplina eletiva Cronografia: crônicas estudantis do cotidiano. A tese que norteou o presente estudo denota a seguinte afirmação: O ensino de Literatura que coloca o aluno em condição ativa, fomentando práticas de leitura, produção literária e trocas coletivas de ideias e reflexões, viabiliza o alcance de modificações humanas. Tais modificações são destacadas tanto na teoria da Literatura, ao citar, por exemplo, a ampliação do senso crítico e a capacidade de refletir sobre o homem e os fatos, bem como na BNCC, ao tratar sobre a Literatura no ensino de Língua Portuguesa, citando a formação leitora e a capacidade de criar textos literários. Este estudo abordou como objetivos específicos: 1- Observar os encontros de discussões e produções literárias realizando os registros descritivos de tudo o que for perceptível, como a participação dos alunos, as falas, as reações dentre outras expressões as quais ficarem explícitas aos olhos do pesquisador; 2- Selecionar nos registros descritivos as unidades de sentido que sinalize a modificação humana no aluno provocada a partir das discussões e produções literárias; 3- Propor aos alunos um questionário misto, com questões objetivas e subjetivas, a respeito das modificações vivenciadas por eles, interpretando agora, por meio da percepção do sujeito, as modificações vivenciadas ao longo do trabalho desenvolvido. Norteados por esse tracejo, respaldamo-nos na Fenomenologia como método para que possamos compreender o fenômeno a partir da percepção do sujeito que viveu na experiência as modificações humanas. A pesquisa foi realizada com uma turma de 1ª série do Ensino Médio, composta por 26 alunos, de uma escola estadual localizada no interior do Rio Grande do Norte. Os instrumentos de coleta de dados selecionados foram observação não participante e um questionário elaborado com questões abertas e fechadas. Para analisar os dados coletados optamos por utilizar a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011) a fim de explorar, minunciosamente, o que for registrado nas observações bem como as respostas proferidas no questionário aplicado. Ao finalizar o percurso investigativo, concluímos que a tese foi ratificada quando as modificações humanas foram percebidas e declaradas pelos sujeitos que viveram a experiência literária na referida disciplina mencionada inicialmente. Modificações como evolução do pensamento crítico e reflexivo; ampliação da capacidade de compreensão no ato da leitura; abertura da mente; desenvolvimento da habilidade de escrever crônicas e outros textos literários; falar sobre si mesmo; nova visão para a realidade; teor crítico na escrita; mudança na forma de pensar; compreensão mais clara dos próprios sentimentos; aumento do uso da imaginação no ato de escrever; ampliação da visão sobre o mundo no sentido crítico, reflexivo e analítico foram evidenciadas pelos alunos corroborando, assim, a teoria literária e a Base Nacional Comum Curricular, no que se refere aos efeitos da Literatura no humano tanto dentro do processo de ensino-aprendizagem como na vida fora da escola.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo à Instituição - MARTA APARECIDA GARCIA GONÇALVES
Externo à Instituição - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS