PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL ALVES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL ALVES DE SOUSA
DATA: 14/08/2025
HORA: 00:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O ENSINO JURÍDICO COM PESQUISA EM CURSOS DE DIREITO DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE CURRICULAR
PALAVRAS-CHAVES: Ensino jurídico. Processos ensino-aprendizagem. Ensino com pesquisa.
PÁGINAS: 73
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o currículo oficial de cursos de Direito de universidades públicas da Paraíba, a saber: Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Universidade Federal da Paraíba- UFPB. Como problema de pesquisa, pontua: o que os cursos de graduação em Direito de universidades públicas da Paraíba propõem, no âmbito do currículo oficial, aos estudantes a respeito de um ensino com pesquisa? Além dessa questão principal, destacam-se como norteadoras da pesquisa: a) Quais conteúdos curriculares são projetados para os estudantes dos cursos de graduação em Direito de universidades públicas da Paraíba? b) Qual o perfil profissional, competências e habilidades são projetadas aos egressos dos cursos de graduação em Direito de universidades públicas da Paraíba? C) Quais disciplinas são destinadas ao estímulo da pesquisa nos cursos de graduação em Direito de universidades públicas da Paraíba? Em termos metodológicos, esta pesquisa está consubstanciada por estudos críticos e emancipatórios sobre os processos ensino-aprendizagem com pesquisa (Demo, 2015; Dewey 2023; Freire, 1996; Gomes e Ghedin, 2017); Galiazzi; Moraes e Ramos, 2012). Adota-se a abordagem qualitativa e o enfoque metodológico construtivista. A pesquisa é do tipo documental, como procedimento para a produção dos dados, destacam-se: a análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos de Direito e de documentos normativos orientadores da formação na área de direito nas instituições que ofertam os cursos. Para análise dos dados, utilizar-se-á a técnica de análise de conteúdo, de acordo com Laurence Bardin (2016). Os resultados preliminares apontam para pontos críticos no ensino jurídico, sobretudo para a hipótese de práticas investigativas pontuais no âmbito do ensino jurídico nos cursos de graduação em Direito.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1067744 - OSMAR HELIO ALVES ARAUJO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo ao Programa - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Externo à Instituição - IVAN FORTUNATO