PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA RIBEIRO SOUZA MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA RIBEIRO SOUZA MOREIRA
DATA: 10/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Remota
TÍTULO: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE MÍDIAS DIGITAIS
PALAVRAS-CHAVES: Letramento. Mídias digitais. Práticas docentes. Ensino Fundamental. Avaliações externas.
PÁGINAS: 93
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo investigar as práticas de letramento desenvolvidas por docentes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Vitória da Conquista, em um contexto marcado pela crescente presença das mídias digitais no cotidiano escolar e social. A pesquisa parte da hipótese de que, embora os estudantes demonstrem familiaridade com o uso das tecnologias, persistem dificuldades significativas na leitura, na produção escrita, na interpretação de textos – especialmente no reconhecimento de mensagens implícitas – e na resolução de enunciados em diferentes áreas do conhecimento. Essas fragilidades repercutem diretamente nos resultados de avaliações externas, como a Prova SAEB, evidenciando a necessidade de refletir sobre as práticas pedagógicas voltadas à formação de leitores e escritores competentes em múltiplas linguagens. Diante desse cenário, o estudo busca compreender de que modo os professores têm articulado as práticas de letramento com o uso das mídias digitais, bem como as estratégias mobilizadas para aproximar as competências digitais dos alunos às habilidades de leitura e escrita demandadas pela escola. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de entrevistas e observação das práticas docentes. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Ângela Kleiman, Roxane Rojo e Pierre Lévy, cujas contribuições possibilitam refletir sobre os letramentos múltiplos, as práticas sociais de linguagem e a cultura digital. Os resultados apontam que, embora as mídias digitais estejam presentes no ambiente escolar, sua integração às práticas de letramento ainda se encontra em processo de construção, revelando desafios, ressignificações e possibilidades para o fortalecimento das práticas docentes na contemporaneidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Interno(a) - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno(a) - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Externo(a) à Instituição - MAURO CASTILHO GONÇALVES
Externo(a) à Instituição - SILVIA REGINA MARQUES JARDIM