PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ISABELA NATHÁLIA NUNES TRISTÃO
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA NATHÁLIA NUNES TRISTÃO
DATA: 27/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/jzv-yvyx-jdu
TÍTULO: A INSPETORIA, A FISCALIZAÇÃO E O CONTROLE DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM PERNAMBUCO (1889 1911)
PALAVRAS-CHAVES: Instrução Pública. Fiscalização do ensino. Inspeção escolar. Século XIX. Século XX.
PÁGINAS: 238
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: A partir da observação da existência de um conjunto de cargos dispostos hierarquicamente para se complementarem e atuarem de forma efetiva no controle e fiscalização do ensino em Pernambuco, atentamos para uma eminente preocupação entre os poderes públicos em inspecionar as ações de professores(as) no final do século XIX e início do século XX. Este trabalho tem como objetivo analisar a composição e as dinâmicas do sistema de controle e inspeção do ensino em Pernambuco, entre os anos de 1889 e 1911. Propomo-nos a identificar e analisar as dinâmicas de criação e funcionamento de cargos e instâncias governamentais para inspeção do ensino; identificar, analisar as principais demandas dos agentes responsáveis pelo controle e fiscalização do ensino; identificar e analisar os discursos e concepções sobre o magistério público nos relatórios dos Inspetores Gerais da Instrução Pública; e articular esses discursos com as relações, conflitos e disputas estabelecidos entre agentes fiscalizadores e docentes. A investigação ocorrerá sobre um conjunto documental de fontes que, atualmente, estão sob a guarda do Arquivo Público Jordão Emereciano, acervo do qual destacamos os Códices da Câmaras Municipais, os Códices da Instrução Pública, os Códices das Delegacias de Polícia da Capital, a Coleção Tribunais Diversos, a Coleção dos Promotores de Justiça, o Fundo das Intendências Municipais e o conjunto de regulamentos, regimentos internos e relatórios expedidos. Para sua análise, vamos nos ater ao recorte cronológico de 1889 a 1911. Além do acervo já definido, também faremos exploração nos jornais digitalizados na Hemeroteca Digital do site da Biblioteca Nacional e da Coleção de jornais do século XIX, de Recife. Para analisar as fontes, a partir dos indícios e localizados nesses documentos , apoiamo-nos na teoria foucaultiana, fazendo correlações com investigações sobre o fazer historiográfico, a partir da perspectiva da Operação Historiográfica. Defendemos que os agentes governamentais de Pernambuco se articulavam em torno de uma Maquinaria Disciplinar, no período temporal já aqui citado, composta por distintos sujeitos e dispositivos dispostos de forma complementar e hierárquica , para efetivação da fiscalização e controle da Instrução Pública, oferecendo uma contribuição significativa para a História da Educação ao revelar os mecanismos de poder, controle e mediação entre Estado e os diferentes sujeitos que compuseram o magistério público.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno(a) - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Externo(a) à Instituição - ANGÉLICA BORGES
Externo(a) à Instituição - MARTA MARIA DE ARAÚJO
Externo(a) à Instituição - SIMONE SILVEIRA AMORIM