PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA AVELAR MEIRELES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA AVELAR MEIRELES
DATA: 28/11/2025
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/etf-nkmc-ahp
TÍTULO: Educação Especial na Educação no/do Campo no interior baiano: desafios e formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos
PALAVRAS-CHAVES: Educação Inclusiva; Educação Especial; Educação do Campo; Atendimento Educacional Especializado; Formação Docente.
PÁGINAS: 105
RESUMO: Considerando que as escolas do/no campo, em geral, enfrentam maiores dificuldades para acessar recursos, serviços e formação continuada, é essencial entender como se efetiva a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva nesses territórios. O problema de pesquisa é: Como a modalidade da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva está sendo desenvolvida na Educação do/no Campo nas escolas do interior da Bahia, na visão do(a) professor(a) e do(a) coordenador(a) pedagógico? Em resposta a essa questão, o objetivo geral é analisar como a modalidade da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva está sendo desenvolvida na Educação do/no Campo nas escolas do interior da Bahia, e, para alcançá-lo, os objetivos específicos consistem em: (a) identificar os desafios vivenciados por professores e coordenadores pedagógicos na efetivação das práticas inclusivas nas escolas do/no campo; e (b) investigar o suporte institucional e formativo oferecido aos docentes e gestores para a inclusão dos estudantes público da Educação Especial. Inserida no paradigma interpretativo, a pesquisa adota abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo. O campo empírico abrange três escolas do/no campo da rede municipal de Vitória da Conquista, selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação, entre professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorrerá por meio de questionários, elaborados para este estudo: um destinado a professores e outro a coordenadores, com perguntas abertas e fechadas sobre formação, práticas pedagógicas, condições de oferta da Educação Especial, organização do Atendimento Educacional Especializado (incluindo Sala de Recurso e serviço itinerante), apoios e desafios no cotidiano escolar. A aplicação será realizada via Google Forms, considerando a abrangência territorial e as dificuldades de acesso a determinadas localidades rurais. Os dados serão analisados por técnica de Análise de Conteúdo, exploração e interpretação, com vistas à identificação de categorias relacionadas à oferta e à organização da Educação Especial, à articulação entre o Atendimento Educacional Especializado e a sala comum e à formação docente na educação do/no campo. Serão observados princípios éticos em pesquisa com seres humanos, com consentimento livre e esclarecido, confidencialidade e respeito à autonomia dos participantes. Espera-se que os resultados caracterizem avanços e evidenciem fragilidades nas condições institucionais, na formação continuada e na articulação entre os profissionais, contribuindo para o aprimoramento de políticas públicas e de estratégias formativas para a Educação Especial nas escolas do/no campo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno(a) - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo(a) à Instituição - EDINALDO MEDEIROS CARMO