PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MÉRCIA ARAÚJO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÉRCIA ARAÚJO DA SILVA
DATA: 05/03/2026
HORA: 09:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS(AS) PARA A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS ESCOLARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Formação Inicial docente. Pedagogos(a). Coordenação Pedagógica. Espaços Escolares. Curso de Pedagogia.
PÁGINAS: 73
RESUMO: Não é novidade reconhecer que a atuação dos coordenadores pedagógicos (CP) nos espaços escolares é fundamental para a construção de processos de ensino-aprendizagem com fins cada vez mais emancipatórios. No entanto, a relevância da atuação dos CP exige pensarmos a formação inicial de pedagogos(as) para a atuação na coordenação pedagógica em espaços escolares. Esta pesquisa visa analisar a formação inicial de pedagogos(as), no tocante à atuação na coordenação pedagógica em espaços escolares, a partir dos cursos de Pedagogia presenciais de três universidades públicas da Paraíba, a saber: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), dos campi sede de cada instituição, em termos de concepções, conteúdos curriculares e como os componentes curriculares voltados à coordenação pedagógica em espaços escolares se encontram planejados nesses cursos. A “pergunta de partida” desta pesquisa é: como se organizam, em termos de concepções, conteúdos curriculares e componentes curriculares, voltados à coordenação pedagógica em espaços escolares, os cursos de Pedagogia presenciais de universidades públicas da Paraíba? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, e apresenta como procedimento para a produção dos dados a análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia presenciais de universidades públicas da Paraíba, dos campi sede de cada instituição. Na análise dos dados, seguiremos os princípios da análise de conteúdo, propostos por Bardin (2011), buscando compreender sentidos, lacunas, silêncios e ênfases presentes nos documentos. Os resultados preliminares apontam para a necessidade da rediscussão da formação inicial de pedagogos(as), no tocante à atuação na coordenação pedagógica em espaços escolares, de modo a reforçar a necessidade da discussão sobre como, e mediante quais circunstâncias, os cursos de Pedagogia têm contribuído para a existência de um quadro de pedagogos(as) com uma formação inicial sólida no campo da coordenação pedagógica em espaços escolares.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1067744 - OSMAR HELIO ALVES ARAUJO
Interno(a) - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Externo(a) à Instituição - IVAN FORTUNATO
Externo(a) à Instituição - JEFFERSON DA SILVA MOREIRA