PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: GILMA LOPES PASSOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILMA LOPES PASSOS
DATA: 15/12/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Programa de Mestrado em Educação-MINTER-PPGE (sala virtual)
TÍTULO: FAMÍLIA E ESCOLA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: PERCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: Fenomenologia social; Contemporaneidade; Educação; Contribuição em relação escola e família.
PÁGINAS: 75
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as percepções e as contribuições das famílias e da escola no desenvolvimento escolar das crianças dos Anos Iniciais. Nesse sentido, busca-se responder à seguinte questão central: Como o envolvimento dos pais ou responsáveis nas atividades escolares pode contribuir para o desempenho acadêmico das crianças? Além disso, indaga-se: De que maneira pais e professores podem colaborar conjuntamente para o processo de aprendizagem infantil? Pretende-se, ainda, compreender em que momento a família se consolida como agente ativo na formação educacional, refletindo sobre os papéis e a função social que lhe são atribuídos no acompanhamento da trajetória escolar das crianças. Seguindo com o aprofundamento da discussão, o enfoque desta pesquisa direciona-se à realização de um estudo bibliográfico fundamentado em aportes teóricos de autores que tratam das relações entre família, escola e educação. O arcabouço metodológico adotado nesta pesquisa fundamenta-se na perspectiva fenomenológica por compreender que o fenômeno deve ser apreendido a partir das experiências vividas pelos sujeitos e dos sentidos que eles atribuem às suas vivências. Nessa direção fenomenologia busca retornar às próprias coisas, suspendendo juízos prévios e permitindo que o pesquisador acesse o fenômeno em sua essência, tal como ele se manifesta à consciência. Assim, o olhar fenomenológico conduz a uma postura de escuta atenta e empática, voltada para a compreensão dos significados que emergem das narrativas dos participantes famílias e professoras sobre o processo de aprendizagem das crianças. Como instrumento de coleta de dados, serão utilizadas entrevistas semiestruturadas, por favorecerem o diálogo aberto e a emergência dos sentidos atribuídos pelos participantes às suas experiências, permitindo que o pesquisador compreenda o fenômeno estudado em sua complexidade e singularidade. A partir dessa base filosófica e metodológica, a pesquisa orienta-se pela análise de conteúdo que permite organizar, categorizar e interpretar as falas dos participantes de modo sistemático, preservando sua riqueza significativa e contextual. Portanto a função da escola articula-se com a parceria da família, atribuindo a esta o papel de acompanhar e sustentar o processo educativo de forma contínua. Desse modo, o sujeito antes alijado do acesso ao conhecimento formal encontra, por meio dessa relação colaborativa, condições de superar limites cognitivos e ampliar suas possibilidades de apropriação dos conteúdos escolares, fortalecendo o vínculo entre saberes escolares e experiências familiares.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno(a) - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Externo(a) à Instituição - LUIZ ARTUR DOS SANTOS CESTARI