PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: GIOVANNA BARROCA DE MOURA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIOVANNA BARROCA DE MOURA
DATA: 27/02/2026
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: Procrastinação no contexto do ensino superior: Produtivismo acadêmico e precarização do trabalho docente na UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Produtivismo acadêmico. Precarização do trabalho. Procrastinação docente. Materialismo Histórico-Dialético. Contradição.
PÁGINAS: 270
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Em um mundo globalizado e capitalista, novas formas de exploração impactam a vida e a saúde da classe trabalhadora. Essas mudanças afetam especialmente o trabalho docente, elevando a demanda por desempenho em um ambiente altamente competitivo e pressionado pelo cumprimento de metas e prazos. O presente estudo tem como objetivo compreender a relação entre produtividade acadêmica, precarização do trabalho e procrastinação nas atividades de docentes vinculados a programas de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Amparada no materialismo histórico-dialético, a pesquisa parte da premissa de que a organização contemporânea do trabalho docente é determinada pelas contradições do modo de produção capitalista, que se manifestam por meio da intensificação do trabalho, na ampliação das exigências produtivas e da subsunção da atividade acadêmica à lógica da produtividade. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, orientada pela compreensão dos sentidos e significados atribuídos pelos sujeitos às suas práticas laborais. A coleta de dados ocorreu via questionário on-line (Google Forms), composto predominantemente por questões abertas. A amostra constituiu-se de catorze professores(as), sendo sete do gênero feminino e sete do masculino. Os resultados evidenciam que treze docentes afirmaram postergar atividades acadêmicas, com destaque para as orientações, a leituras de relatórios e a escrita de artigos científicos. Os dados revelam que a procrastinação está diretamente associada à exaustão física e mental, à multiplicidade de atribuições e às elevadas demandas produtivistas, evidenciando a contradição entre tempo de trabalho e tempo de vida, bem como entre quantidade e qualidade do trabalho acadêmico. Dessa forma, a investigação ratifica a tese de que o produtivismo e a precarização laboral são elementos determinantes para a procrastinação docente. Conclui-se que tal fenômeno não deve ser reduzido a um comportamento individual ou a uma falha de gestão do tempo, mas compreendido como uma manifestação concreta das contradições das condições produtivas contemporâneas, revelando os efeitos prejudiciais do produtivismo sobre a saúde e a subjetividade no ensino superior.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno(a) - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno(a) - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo(a) ao Programa - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Externo(a) ao Programa - 2568769 - ANA PAULA ROMAO DE SOUZA FERREIRA
Externo(a) à Instituição - AZEMAR DOS SANTOS SOARES JÚNIOR
Externo(a) à Instituição - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO