PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: KATHY SOUZA XAVIER DE ARAUJO
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATHY SOUZA XAVIER DE ARAUJO
DATA: 27/02/2026
HORA: 09:30
LOCAL: meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: QUADRIENAL CAPES (2017-2020): PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação quadrienal. Pós-graduação stricto sensu. CAPES. UFPB.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A pesquisa está vinculada à Linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/PPGE/UFPB) e tem como objetivo principal analisar as perspectivas e desafios do PPGE/UFPB para a efetivação das exigências da CAPES na avaliação quadrienal (2017-2020). Trata-se de um estudo de caso, cuja caracterização do contexto investigativo é o PPGE/UFPB; além disso, o trabalho tem como abordagem a perspectiva qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Inicialmente foi realizada a pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se de fontes disponíveis no sítio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Scopus e Education Resources Information Center (ERIC) com o fim de mapear artigos publicados no período de 2017 até os dias atuais. Para incrementar a nossa base teórica e preencher a lacuna encontrada no levantamento de artigos, buscamos também dissertações e teses que dialogaram com o objeto deste estudo. O desenvolvimento e a utilização da pesquisa bibliográfica e da análise de documentos constituíram técnicas de coleta para o processo de construção de dados. A análise de dados foi baseada na análise SWOT, sob a perspectiva epistemológica da Teoria Crítica da Educação. De acordo com a pesquisa realizada, as posturas encontradas nos diversos trabalhos de pesquisa não demonstram apenas um perfil crítico à atual política de avaliação da CAPES para os PPGs stricto sensu no Brasil, mas também apresentam maior inclinação a compreender as expectativas, dificuldades e desafios enfrentados pelos programas para atender aos critérios de avaliação, principalmente no que se refere ao produtivismo acadêmico, à performatividade e à supervalorização por critérios quantitativos, prática esta que pode comprometer a qualidade das pesquisas. Ainda no que confere ao estudo, cabe sinalizar que ele abordou como lacuna a necessidade de uma minuciosa análise sobre as perspectivas e desafios vivenciados, sobretudo no contexto do programa de pós-graduação stricto sensu em educação da UFPB. Os achados corroboram com as discussões realizadas por autores como Dias Sobrinho, Verhine, Severino, Marques, Ferraço e Farias, e reforçam a necessidade de modelos avaliativos mais equilibrados, capazes de integrar critérios qualitativos, relevância social e indicadores robustos de qualidade acadêmica, sem reduzir a complexidade dos Programas a números e produtos. O estudo contribui para o campo da avaliação da pós-graduação ao oferecer uma análise minuciosa e contextualizada do processo avaliativo no PPGE/UFPB, revelando que, embora o programa demonstre avanços, persistem desafios significativos para a plena convergência com os parâmetros avaliativos vigentes. Conclui-se que a avaliação quadrienal, embora essencial, demanda reestruturações que considerem a diversidade dos PPGs e promovam maior equidade no Sistema Nacional de Pós-Graduação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno(a) - 1004644 - FRANKLIN KAIC DUTRA PEREIRA
Interno(a) - 1034264 - MARCUS QUINTANILHA DA SILVA
Externo(a) à Instituição - Antônio Carlos Minussi Righes
Externo(a) à Instituição - FABIANA SERRALHA MIRANDA
Externo(a) à Instituição - LUCI MARY DUSO PACHECO