PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: IVANEIDE SOUSA DOS SANTOS

DISCENTE: IVANEIDE SOUSA DOS SANTOS
DATA: 20/06/2024
LOCAL: Formato remoto via Plataforma Google Meet
TÍTULO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM PROJETOS DE LEITURA NAS PENITENCIÁRIAS DESEMBARGADOR SÍLVIO PORTO E DOUTOR ROMEU GONÇALVES DE ABRANTES EM JOÃO PESSOA/PB
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Educação. Experiências. Cartas. Pandemia da COVID-19.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: Este estudo, vinculado a linha de Pesquisa em Educação Popular da Pós Graduação em Educação da UFPB, visa refletir sobre as experiências formativas do projeto de Leitura na Penitenciária Desembargador Silvio Porto e Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes entre os anos de 2019 a 2022, ambas em João Pessoa-PB, através do Projeto de extensão universitária Entre-nós da UFPB, teve como fontes de pesquisa e análise: cartas, palavras e conversas. Tem como referencial teórico, Foucault (2014), Marc de Maeyer (2007). Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo, tendo como pressuposto metodológico narrativa sobre vivencias em presídios. Tem como objetivo geral compartilhar experiências de práticas educativas vivenciadas no contexto prisional. Objetivos específicos) compreender como as vivências educativas no espaço prisional influenciaram na minha formação e desenvolvimento pessoal; ii) Compreender como o exercício de ‘falar de si’ se constitui como recurso no âmbito da pesquisa; iii) identificar como se deu a manutenção de práticas educativas em tempos de pandemia. Vimos que as experiências educativas nos espaços prisionais contribuem nas reflexões sobre políticas educacionais para pensar o público privado de liberdade. Conclui-se que as experiências aqui descritas trouxeram a compreensão de que projetos extensionistas contribuem no processo de convivência e fala no interior do presidio. Vimos que o projeto de extensão, conseguiu manter práticas educativas a partir da troca de cartas, na penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes durante a pandemia da Covid-19.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 2485937 - DANIELLA DE SOUZA BARBOSA