PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEYSLLA JULIANA JANUÁRIO CARDARELLI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEYSLLA JULIANA JANUÁRIO CARDARELLI
DATA: 18/07/2024
LOCAL: De forma remota - Google meet
TÍTULO: A PRÁTICA PSICOMOTORA COM CRIANÇAS DE 5 ANOS: REFLEXOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Prática Psicomotora. Processo de Ensino-Aprendizagem.
RESUMO: A prática psicomotora apresenta em sua essência o entendimento do corpo em movimento nas suas relações, estabelecidas a partir do vínculo indissociável entre corpo e mente, isto é, abarca o indivíduo nas dimensões afetiva, cognitiva e motora, os quais se configuram como base para o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo consiste em compreender como professoras da Educação Infantil que atuam com crianças de 5 anos organizam o seu trabalho pedagógico articulado às práticas psicomotoras em prol do processo de ensino-aprendizagem. A base teórica que contribui e fundamenta as discussões traçadas nesta pesquisa acerca da psicomotricidade e o desenvolvimento da criança na Educação Infantil, o desenvolvimento psicomotor da criança e a prática psicomotora consoante ao processo de ensino-aprendizagem, ancoram-se nas perspectivas e abordagens de diversos(as) autores(as), alicerçado em quatro eixos, a saber: no primeiro eixo, com base em Costa (2002), Le Boulch (1982; 1987), Negrine (1995), Bueno (2014), Fonseca (1995; 2008), Alves (2012; 2016), Gonçalves (2014), Almeida (2010), Freitas (2008), Oliveira (2002; 2015), Lapierre e Aucouturier (1986) Wallon (1979) Ajuriaguerra (1980) e Freire (1989) buscamos desenvolver os conceitos e discussões envoltas ao campo da psicomotricidade. No eixo seguinte, assente nas contribuições de Dornelles e Marin-Díaz (2010), Corsino (2002), Ariès (1986), Del Priore (2010), Oliveira (2002), Pozas (2001), Steinberg e Kincheloe (2001), Kuhlmann (2007) e Kramer (2006), traçamos reflexões acerca do que é ser criança e do que significa infâncias. No terceiro eixo, tivemos como fundamento as reflexões de Ferreira (2008; 2010), Fuentes e Ferreira (2017), Freitas (1992), Veiga (2005) e Franco (2015), que nos possibilitaram maior compreensão sobre o trabalho pedagógico. Já no quarto eixo, abordamos o processo de ensino-aprendizagem a partir da ludicidade, tendo como foco o desenvolvimento das práticas psicomotoras na Educação Infantil. No que se refere à abordagem metodológica, o trabalho de campo apresenta uma abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso. O estudo adota como instrumentos/procedimentos de geração de dados a revisão bibliográfica, a observação participante, a entrevista narrativa e a análise documental. A análise dos dados realizar-se-á a partir dos Núcleos de Significação, propostos por Aguiar e Ozella (2006; 2013) e terá como participantes da pesquisa, professoras que atuam na Educação Infantil com crianças de 5 anos em uma escola pública na cidade de João Pessoa–PB. No intento de compreender de que forma as professoras que atuam na Educação Infantil com crianças de 5 anos organizam o seu trabalho articulado às práticas psicomotoras em prol do processo de ensino-aprendizagem, espera-se que discussões sejam fomentadas e evidenciadas no tocante à sua significância no processo de ensino-aprendizagem no desenrolar das atividades de expressões lúdicas, o que reflete nas possibilidades de aprendizado e desenvolvimento integral do indivíduo.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1067744 - OSMAR HELIO ALVES ARAUJO