PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATHY SOUZA XAVIER DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATHY SOUZA XAVIER DE ARAUJO
DATA: 29/07/2024
LOCAL: meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: QUADRIENAL CAPES (2017-2020): PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação quadrienal. Pós-graduação stricto sensu. CAPES. UFPB.
RESUMO: A pesquisa está vinculada à Linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/PPGE/UFPB) e tem como objetivo principal analisar o processo avaliativo do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, quadrienal (2017-2020). Tratando-se de um estudo de caso, cuja caracterização do contexto investigativo é o PPGE/UFPB, além disso, tem como abordagem a perspectiva qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Inicialmente, foi realizado a pesquisa bibliográfica e documental, tendo se utilizado de fontes disponíveis no sítio da CAPES e nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Scopus e Education Resources Information Center (ERICK) com o fim de mapear artigos publicados no período de 2017 aos dias atuais. Para incrementar a nossa base teórica e preencher a lacuna encontrada no levantamento de artigos, buscamos também dissertações e teses que conversam com o objeto deste estudo. O desenvolvimento e a utilização da pesquisa bibliográfica e análise de documentos constituirão técnicas de coleta para o processo de construção de dados, a análise de dados será a partir da análise SWOT. Onde a perspectiva epistemológica é a fenomenologia de Edmund Gustav Albrecht Husserl. De acordo com o apanhado realizado, as posturas encontradas nos diversos trabalhos de pesquisa não demonstram apenas um perfil contra a atual política de avaliação da CAPES para os PPGs stricto sensu no Brasil, mas também apresentam maior inclinação em compreender as expectativas, dificuldades e desafios enfrentados pelos programas para atender aos critérios de avaliação, principalmente no que se refere ao produtivismo acadêmico, performatividade e a supervalorização por critérios quantitativos, prática esta que pode comprometer a qualidade das pesquisas. Ainda no que confere o estudo, cabe sinalizar que traz como lacuna a necessidade de uma minuciosa análise sobre as perspectivas e desafios vivenciados sobretudo no contexto do programa de pós-graduação stricto sensu em educação da UFPB. Buscaremos dialogar com autores que se dedicam aos estudos voltados para a avaliação da educação, avaliação da pós-graduação stricto sensu no Brasil, e mais especificamente, da avaliação quadrienal da CAPES. Sendo eles: (Dias Sobrinho, 2000; 2002; 2003); (Verhine, 2015); (Braga; Guimarães-Iosif; Shultz, 2018); (Severino, 2011); (Mailhot; Pelletier; Schaeffer, 2007); (Oliveira; Amaral; Zaidan, 2015); (Marques; Veiga; Borges, 2020; Ferraço; Farias, 2021).
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA