PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: LILIANE ALVES CHAGAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIANE ALVES CHAGAS
DATA: 09/08/2024
LOCAL: Remoto
TÍTULO: GESTÃO DEMOCRÁTICA SOB CERCO: a Tecnologia de Gestão Educacional “elitizando” a Escola Cidadã Integral na Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Políticas educacionais. Democracia. Gestão democrática. Teoria do discurso. Teoria da Atuação.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: O Programa de Educação Integral do Estado da Paraíba tem um modelo de gestão educacional concebido pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), organização privada, que é intitulado Tecnologia de Gestão Educacional (TGE), que tem sido preconizado nas escolas integrais da rede estadual desde o ano de 2015, ano de criação do modelo. A questão que constitui nosso problema de pesquisa foi: as orientações para a gestão escolar propostas pela TGE nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT) promovem a gestão democrática nessas comunidades escolares? O objetivo geral consistiu em analisar como a TGE, proposta pelo ICE, concebe a democracia e a gestão democrática que deve ser atuada nas ECIT da rede estadual da Paraíba. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa em educação foi desenvolvida tendo enquanto método de procedimento o estudo de caso. Seu caráter exploratório, assim como a análise de documentos e da pesquisa bibliográfica foram fundamentais para o tratamento investigativo, analítico e qualitativo dos achados a partir das entrevistas com os membros da comunidade escolar que seguem os trâmites éticos necessários para sua realização. Além disso, utiliza como referencial teórico-metodológico a Abordagem do Ciclo de Políticas (Policy Cycle Approach) (BOWE; BALL; GOLD, 1992) e a Teoria da Atuação (Theory of Policy Enactment) (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2021) combinados à Teoria do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015), uma vez que nos apoiamos na compreensão de política enquanto discurso. Nossas análises indentificaram que a gestão escolar que vem sendo mobilizada pela TGE nas Escolas Cidadãs na Paraíba não condizem com a efetivação da gestão democrática proposta pela legislação educacional brasileira, tendo em vista que para além da ausência de mecanismos que possibilitem a escolha democrática de diretores e diretoras escolares, verificamos que o conceito de democracia neoliberal que subjaz o modelo tem atuado na tentativa de fragilizar os espaços colegiados, representativos, deliberativos e democráticos, à exemplo do conselho escolar, bem como vislumbramos a atuação dos sujeitos numa perspectiva de participação tutelada, uma vez que não há efetividade de suas participações em processos decisórios no interior da ECIT. Contudo, advogamos pela existência de atuações de resistência e de (re)existências que contrariam e subvertem o proposto pelo ICE.
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 273739 - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA