PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ANDRESA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ANDRESA DA SILVA
DATA: 28/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/vna-bghz-atc
TÍTULO: Educação Ambiental: uma proposta de processos integrados e colaborativos no âmbito escolar
PALAVRAS-CHAVES: Educação ambiental escolar. Formação continuada. Ambientalização curricular. Gestão participativa.
PÁGINAS: 80
RESUMO: Essa pesquisa se inscreve no contexto dos estudos que investigam a Educação Ambiental (EA) no âmbito escolar, mas especificamente os processos de implementação e consolidação. A EA se configura como um componente essencial na constituição da Escola enquanto um espaço que educa socioambientalmente, proporcionando aprendizagens contextualizadas na formação de sujeitos críticos. Contudo, estudos mostram que a sua inserção na escola tem se configurado como um processo difícil e desafiador, especialmente pela fragilidade na compreensão dos princípios conceituais e teórico-práticos, pela sua falta na formação inicial e continuada dos profissionais da Educação e, pela promoção de ações pontuais e descontextualizadas, dentre outros fatores. Ante essas considerações, esta pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições e possibilidades da inserção da educação ambiental no âmbito escolar estabelecendo uma articulação entre as dimensões da gestão participativa, da ambientalização do currículo e da formação continuada de professores e demais profissionais em educação ambiental de modo integrado e colaborativo. Bem como, analisar e descrever como ocorre os processos de implementação e consolidação a partir dessas dimensões. Partimos da tese de que essas dimensões quando articuladas e implementadas de modo integradas e colaborativas, a escola passa a cumprir o objetivo de educar socioambientalmente. Trata-se de uma pesquisa Qualitativa de natureza interventiva e colaborativa, que tem como método a Pesquisa-ação. O estudo encontra-se em andamento e está sendo realizado em quatro escolas da rede municipal de ensino da cidade de Vieirópolis/PB, com a participação de professores, gestores e supervisor pedagógico. As ações dessa pesquisa contam com: análise inicial dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas, a elaboração e execução de dois processos formativos: um junto aos gestores e coordenador, e outro para os professores, por fim, análise colaborativa e inserção da dimensão socioambiental nos PPPs das escolas. Como resultados preliminar, a análise inicial dos PPPs revela que a temática ambiental está contemplada nos documentos como conteúdos de campanhas educativas e nos objetos de conhecimentos dos componentes curriculares. A formação com os gestores está sendo finalizada, e como etapa final, os mesmos (e posteriormente os professores) estão desenhado coletivamente um plano de ação contendo propostas de inserção e/ou melhoria dos processos pedagógicos para consolidação da EA nas escolas que atuam. A coleta dos dados está sendo realizada por meio de planejamento participativo, questionários, diário de bordo, análise colaborativa dos PPPs das escolas, registros fotográficos, observação participante e grupo de WhatsApp. As coletas estão sendo realizadas de forma presencial e contínua, ao longo do desenvolvimento da pesquisa. Os dados estão sendo analisados através da triangulação dos dados e análise de conteúdo temática.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Externo ao Programa - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA
Externo ao Programa - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira
Externo à Instituição - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
Externo à Instituição - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAÚJO