PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO LÔBO DOS SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO LÔBO DOS SANTOS
DATA: 30/08/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: ONGs, AUTONOMIA INDÍGENA E EDUCAÇÃO POPULAR: um estudo da Organização dos Professores Indígenas Potiguara da Paraíba OPIP/PB
PALAVRAS-CHAVES: Autonomia Indígena. Potiguara/PB. Educação Popular. OPIP/PB. Professores Indígenas.
PÁGINAS: 110
RESUMO: A Organização dos Professores Indígenas Potiguara da Paraíba OPIP/PB surge a partir das inquietações e do inconformismo coletivo, mediante às formações continuadas que eram ofertadas a essa categoria no início dos anos 2000, por intermédio das secretarias de educação dos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, localizados no litoral norte da Paraíba. Tais jornadas formativas não contemplavam, tampouco contribuíam com as práticas pedagógicas, com as vivências, os saberes, a cultura e o contexto indígena no qual nossos estudantes, as escolas e nós, professores(as), estávamos imersos. Sendo assim, a propositura de estudarmos essa Organização Não Governamental (ONG), dá-se perante nossa luta, enquanto professores(as) e pesquisadores(as), na somatória dessas experiências entrelaçadas ao movimento indígena, as quais ratificam o nosso compromisso com a luta pelos direitos e pelas adequações específicas nos modos de pensar e colocar em prática as políticas educacionais voltadas ao nosso povo, respeitando e promovendo a diversidade sociocultural, étnica e religiosa. Logo, temos por objetivo geral deste estudo analisar as contribuições da OPIP/PB na construção da autonomia dos(as) professores(as) indígenas Potiguara/PB sob a perspectiva da Educação Popular. Desta forma, para que possamos alcançar o principal intuito da pesquisa, traçamos alguns objetivos específicos, os quais compreendem identificar as principais categorias da Educação Popular presente nas ações da OPIP/PB; sistematizar as atividades da OPIP/PB que contribuem na autonomia docente nos espaços de conquistas por políticas públicas; verificar os procedimentos metodológicos utilizado nas ações da referida ONG; bem como investigar os impactos da autonomia docente dos(as) professores(as) integrantes da OPIP/PB e suas principais conquistas. No que tange aos aspectos teórico-metodológicos, esta tese tem como método a autoetnografia, onde descreve e analisa as representações das experiências vivenciadas pelo autor/professor/pesquisador e suas formas de operar diante das ações da OPIP/PB; possui abordagem qualitativa, na tentativa de apreender os fenômenos que envolvem a temática e suas singularidades; cujo tipo de pesquisa é o estudo de caso com finalidade explicativa, em que evidencia as profundas observações sobre o objeto investigado; também tendo como instrumentos de coleta de dados os formulários socioeconômicos, as observações participantes e as entrevistas abertas; a análise dos dados será feita sob a perspectiva da análise autoetnográfica. Além disso, a pesquisa tem como autores(as) basilares Gohn (2000), Freire (2005), Machado (2012), Munduruku (2012), Krenak (2019) e Santos (2022). Esperamos com esta tese problematizar a temática das ONGs e da autonomia indígena por meio do estudo da Organização dos Professores Indígenas Potiguara da Paraíba OPIP/PB, haja vista que trata-se de um estudo que tem como principal pesquisador um indígena trazendo as possibilidades de tecer epistemologias próprias, baseadas nas cosmovisões originárias e ocupando lugares de fala, afirmando, então, que os povos indígenas podem, também, produzir conhecimentos científicos, antes negados pela colonização.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo ao Programa - 2136078 - KELLY EMANUELLY DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - EDSON MACHADO DE BRITO
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO