PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: NAILA JENISCH CHAVES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAILA JENISCH CHAVES
DATA: 29/08/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO: TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA ESCOLA: A RELAÇÃO ENTRE A SALA DE AULA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. Atendimento Educacional Especializado. Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.
PÁGINAS: 196
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) conhecido mundialmente, no Brasil apresenta prevalência de 7,6% em crianças e adolescentes em idade escolar. A ciência vem apresentando estudos que demonstram os prejuízos que o transtorno pode causar em sujeitos escolares, porém a integração coerente entre ciência e educação parece não estar sendo observada. As políticas públicas direcionadas à educação têm apresentado omissão no sentido da inclusão que vem sendo sentido no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo geral refletir sobre os elementos constituintes do TDAH que o aproximam ou afastam do Atendimento Educacional Especializado na Educação. Os objetivos específicos são: analisar sobre o alcance da Lei 14.254/21 para a EI e para o TDAH; situar historicamente o processo de visibilidade do TDAH nas relações com a saúde e educação; discutir os aspectos que dicotomizam o TDAH e a negação da EE na ER em relação ao transtorno; investigar as diferentes medidas e diretrizes educacionais em relação a inclusão do TDAH no AEE; identificar abordagens cognitivas e físicas capazes de contribuir para a minimização da sintomatologia do TDAH. A metodologia adotada para alcançar os objetivos desse trabalho, e investigar o tema, foi elaborada da seguinte forma: em relação ao tipo de pesquisa ela é bibliográfica, no que se refere à abordagem é uma pesquisa qualitativa. Quanto a classificação dos objetivos da pesquisa é explicativa. Como fundamentação teórico-metodológica seguimos os pressupostos do materialismo histórico dialético, utilizamos teóricos como Cheptulin (2004); Cury (1986); Gramsci (1982); Saviani (1982,1986, 1999, 2013, 2016, 2022); Vigotski (2000, 2010,2018); (Barkley (1981, 1997, 2001, 2002, 2016); Rohde (2000, 2004), além de documentos oficiais. Infere-se a confirmação da hipótese de que apesar de o AEE ser direcionado para alunos com deficiências e o TDAH não ser considerado deficiência, tem havido a inserção desse transtorno especificamente em leis estaduais que orientam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O estado da Paraíba e o município de João Pessoa não incluem nas leis os alunos com TDAH como público-alvo do serviço de AEE. Conclui-se que o TDAH vem sendo tratado de forma desigual no país, demonstrando contradição e omissão do Estado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo à Instituição - DORIVALDO ALVES SALUSTIANO
Externo à Instituição - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO