PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: GERALDA MARIA DE BEM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERALDA MARIA DE BEM
DATA: 30/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: on line -link: meet.google.com/epx-eyvb-hus
TÍTULO: MÃES CAMPESINAS DURANTE A PANDEMIA COVID-19: PERCEPÇÕES A RESPEITO DA COLABORAÇÃO DELAS PARA QUE SEUS FILHO(A)(S) REALIZASSEM SUAS ATIVIDADES ESCOLARES REMOTAS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Educação do campo; pandemia; mães campesinas; ensino remoto.
PÁGINAS: 160
RESUMO: A Educação do Campo é uma modalidade de ensino que teve como marco histórico, em seu processo de edificação, a Constituição Federal de 1988, cujo texto garantiu o direito ao respeito e às particularidades culturais e regionais dos povos campesinos. No entanto, ainda existem muitas desigualdades neste meio, e durante o período da pandemia do COVID-19, nos anos 2020 e 2021, aumentou-se ainda mais essa discrepância, o que exigiu um maior esforço dos sujeitos que vivem neste espaço para melhor adaptação a essa realidade, sobretudo das mães responsáveis pelo acompanhamento e pelo processo de ensino e aprendizagem dos filhos. É neste contexto que se encontra a questão central de investigação deste estudo, representada pela seguinte pergunta de pesquisa: De que modo se deu a participação das mães campesinas no acompanhamento de seus filhos nas atividades escolares durante o período pandêmico da COVID-19, em face dos desafios impostos pelo ensino remoto no contexto da Educação no Campo? O estudo se pauta nas discussões dos teóricos: Kaloustian (2011), Arroyo (2004, 2011), Caldart (2004, 2011), Freire (2006, 2021, 2022), Grossi, Minoda e Fonseca (2020), dentre outros que também discutem a temática. A hipótese de tese, portanto, diz respeito ao fato de que a interrupção do ensino escolar presencial em face do distanciamento social provocado na pandemia da COVID-19 requereu uma maior participação das mães campesinas durante a realização das atividades remotas de seus filhos. Diante desse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção das mães campesinas a respeito da participação delas na realização das atividades escolares de seus filhos, no contexto da pandemia da COVID-19, notadamente, no período de vigência do ensino remoto, no meio rural do município de Pau dos Ferros - RN. Do ponto de vista metodológico, fez-se uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, a partir da realidade de três comunidades rurais do município de Pau dos Ferros/RN. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada, realizada com as mães cujos filhos estiveram matriculados nos anos 2020 e 2021 (durante o contexto pandêmico). Os dados estão sendo analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (2020), a partir de diálogos com os autores que embasam a pesquisa, promovendo, assim, a reflexão crítica sobre o conteúdo em busca da resposta à questão de pesquisa levantada. Os primeiros resultados já demonstram algumas dificuldades enfrentadas pelas mães no decorrer do acompanhamento das atividades escolares dos seus filhos(as), possibilitando a reflexão a partir dos olhares dessas mães e suas experiências sobre o ensino remoto vivenciadas no decorrer desse período.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Externo ao Programa - 1177370 - PAULO ROBERTO PALHANO SILVA
Externo à Instituição - LUCINETE GADELHA DA COSTA
Externo à Instituição - CÍCERO NILTON MOREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - TIAGO ZANQUÊTA DE SOUZA