PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ÂNGELA MARIA DOS SANTOS
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÂNGELA MARIA DOS SANTOS
DATA: 30/08/2024
HORA: 13:30
LOCAL: meet.google.com/guc-kxgx-zek
TÍTULO: GRACILIANO RAMOS E A DIRETORIA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM ALAGOAS (1920-1940)
PALAVRAS-CHAVES: Instrução Pública. Intelectuais. Século XX.
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Este estudo está situado no campo da História da Educação, dos Intelectuais e da História Política e buscou analisar como Graciliano Ramos (1892-1953) desempenhou o seu papel como diretor da Instrução Pública alagoana, de 1933 a 1936, a partir da trajetória profissional e dos discursos de um literato na educação ocupando cargo burocrático durante a Era Vargas. O recorte temporal principia em 1920 com as suas publicações no jornal O Índio (1921), da cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas, e estende-se até 1940, após o cárcere que lhe foi imposto, no Rio de Janeiro. Esta pesquisa tem como aporte teórico o conceito de intelectual postulado por Sartre (1972), Said (2005), Sevcenko (1999) Miceli (2001), Bobbio (1997), Traverso (2020) e Sirinelli (2003), estes que contribuem para a compreensão das redes de sociabilidades, seus itinerários e suas gerações, aspectos que constituem a trajetória e campo (Bourdieu, 2006) dos intelectuais em determinadas épocas. Para tratar do contexto da Instrução Pública em Alagoas, fez-se uso dos estudos de Costa (2011), Bastos (1939) e Verçosa (2015). A pesquisa é de natureza documental, considerando a diversidade das fontes acessíveis da Hemeroteca Digital, do Arquivo Público de Alagoas e do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas , o método empregado para análise das fontes foi o Paradigma Indiciário, de Carlo Ginzburg (1989). Os discursos foram analisados pelo viés da Análise do Discurso teorizada por Michel Pêcheux. A tese aqui defendida é de que houve uma narrativa que se criou para favorecer o governo do qual Graciliano Ramos fez parte, e que a Instrução Pública estava como a mola mestra das pautas políticas partidárias.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Externo à Instituição - OLÍVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
Externo à Instituição - SONIA MARIA DA SILVA ARAÚJO
Externo à Instituição - THIAGO MIO SALLA