PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANA CALINE ALEXANDRE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CALINE ALEXANDRE DA SILVA
DATA: 28/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: eet.google.com/gbr-nrns-cna
TÍTULO: OLHARES SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – O CURSO DE PEDAGOGIA EM FOCO E A EDUCAÇÃO DO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Extensão. Formação docente. Educação no/do Campo. Pedagogia
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Com o presente trabalho pretende-se colaborar na discussão e ampliação do conhecimento em torno da extensão universitária, no processo de formação do(a) licenciado(a) e daquele em processo de formação inicial. Tendo como tema a extensão universitária a partir de relatos de extensionistas de dois cursos de Pedagogia, com área de aprofundamento na Educação do Campo, da Universidade Federal da Paraíba. Com vistas a investigar, qual a percepção dos docentes e discentes envolvidos em projetos de extensão universitária, em particular acerca da importância da extensão no processo de formação? Trazendo como objetivo geral: analisar a percepção dos docentes e discentes envolvidos em projetos de extensão na Universidade Federal da Paraíba, com foco na sua contribuição para a formação dos estudantes voluntários e bolsistas. Para auxiliar no alcance de respostas ou não à nossa pesquisa tivemos como objetivos específicos: 1) Realizar um levantamento bibliográfico com a finalidade de identificar, selecionar alguns estudos já realizados na área da extensão como aporte fundamental no processo formativo docente 2) Identificar possíveis estratégias adotadas pelo professor coordenador, a fim de fortalecer o processo formativo dos discentes envolvidos na ação; 3) Verificar a percepção dos discentes e docentes a respeito das possíveis contribuições relacionadas à sua formação enquanto extensionistas; 4) Analisar se /ou como as ações extensionistas desenvolvidas pela UFPB voltadas a comunidade campesina, estariam interligadas com os fundamentos da educação do Campo. Como aporte teórico, recorremos a autores como Brasil (1988); Caldart (2012); Freire (1998); FORPROEX (2006,2012); Grossi (2004); Libâneo (2002); Nogueira (2000); Política Nacional de Extensão Universitária (2012); Ponte (2009); Santana (2018); Santos (2016); Silveres (2010), entre outros, que versam a respeito da extensão e sua interface no processo de formação docente, do Curso de Pedagogia e da Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, de natureza qualitativa e em relação às estratégias de localização e coleta dos dados, é de campo. Como sujeitos da pesquisa contamos com uma amostragem por conveniência, sendo (04) docentes e, (03) discentes dos Cursos de Pedagogia e Agroecologia dos Campi I e III da Universidade Federal da Paraíba, que tiveram participação em projetos de extensão, desenvolvidos em escolas situadas no campo nos últimos 03 anos. Para a coleta de dados, recorremos à pesquisa documental, bem como, entrevistas semiestruturadas, com um roteiro prévio, as quais foram realizadas em campo, via – plataforma Google Meet. Utilizamos a análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Constatou-se a importância de temáticas como a interação com a realidade vivenciada dentro das escolas, comunidades, a relação entre teoria e prática e a troca de saberes, subsidiadas por meio destes projetos de extensão que se revelaram como elementos fundamentais ao processo formativo docente. Os resultados também apontam a relevância da participação em ações como estas para a construção e fortalecimento de sua identidade tanto pessoal quanto profissional, não apenas do aluno bolsista e/ou voluntário, mas também dos coordenadores dos projetos e do participante externo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
Externo à Instituição - SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO