PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE SOARES DE SOUSA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE SOARES DE SOUSA
DATA: 30/08/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Formato remoto via Plataforma Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO POPULAR COMO PRAXIS HUMANIZADORA:
CONTRIBUIÇÃO DO ITINERÁRIO TEÓRICO-PRÁTICO DO EDUCADOR POPULAR ALDER JULIO FERREIRA CALADO
PALAVRAS-CHAVES: Alder Júlio Calado. Cristianismo-Marxismo. CEBs. Educação Popular. Teologia da Libertação.
PÁGINAS: 121
RESUMO: A presente pesquisa pretende abordar o conceito de Educação Popular na perspectiva do educador popular, Alder Júlio Ferreira Calado. Esta empreitada não diz respeito de forma restrita à sua biografia, o que não significa que não iremos tratar de pontos biográficos que para tal fim seja imprescindível compreender a sua trajetória enquanto cristão-militante, cristão-marxiano, intelectual orgânico, no sentido gramsciano do termo, ao lado dos de baixo, e da classe trabalhadora como um todo. Alder Calado ou Alder Júlio como é carinhosamente mais conhecido pelos amigos (academia, movimentos sociais de base, pastorais sociais etc.) sujeitos coletivos ou individuais, que o admiram, encontrando nele um referencial teórico, ético, e, principalmente, de ser humano, é um profundo conhecedor, como também transita com facilidade por diversas áreas do conhecimento (Sociologia, Filosofia, Educação, História, Teologia), resultado de uma formação disciplinar, focado no serviço à humanidade. Leva muito a sério o que escreve e o que vive, ou melhor, faz de tudo para não separar, vida e obra. São marcas de seu modo de ser a mística revolucionária, a poesia, a qual o faz enxergar a vida não de maneira romantizada; a memória histórica, a omnilateralidade facetas de seu caráter, oferecendo um sentido amplo e totalizante, levando-o a ter uma visão cosmo-ecológica. Dessa forma, podemos classificar Calado como um humano da abertura, em que consegue unir o que para muitos é antagônico e contraditório, e para ele é a solução ou a salvação que começa a partir dos de baixo. E isto se efetiva em toda a sua existência através das fontes que ele bebe, o Marxismo e a Teologia da Libertação. Em face disso, esta investigação, desdobra-se a partir de algumas questões norteadoras, são elas: 1) Que concepção de Educação Popular subjaz a proposta expressa pelo itinerário teórico-prático desse educador popular? 2) Que marcas fundamentais podem ser identificadas desta proposta de Educação Popular entendida como práxis humanizadora? 3) Como se deu no espaço e no tempo o processo de construção desta proposta teórico metodológica? 4) Que perspectiva (pros perspectiva) tem alimentado esta construção teórico metodológico de Educação Popular? Seguem também os objetivos pelos quais nos conduzem para o desenvolvimento da pesquisa: Objetivo geral: Compreender a proposta que Alder Júlio elaborou acerca da Educação Popular a partir de seu engajamento acadêmico junto às gentes populares, com ênfase na dimensão sócio-teológica-filosófica-pedagógica, a qual desemboca em horizonte e caminho de protagonismo de um processo libertário humanizador das Classes Populares. Dessa maneira, dando prosseguimento, apresentamos os seguintes objetivos específicos: 1.Identificar, no cotidiano das práticas educativas de Alder Júlio a incidência/coincidência de Educação Popular, isto é, a existência de uma práxis educativa humanizadora. 2. Analisar a contribuição de Alder Júlio para o processo humano-educativo a partir da Educação Popular. 3. Explicitar o horizonte teleológico que nutre esta perspectiva de Educação Popular. A metodologia, a qual nos baseamos é o método dialético, que diz respeito ao jeito de ser, bem como a trajetória de vida de Alder Calado, com o qual ele mergulhou no oceano profundo e conseguiu pescar diferentes peixes para alimentar a todos que se alimentavam de um só tipo de pescado. Foi assim que fez com o Cristianismo e o Marxismo, ao lançar a rede pegou esses dois peixes que até hoje o alimentam, e oferece-os a outros que queiram conhecê-los com o intuito de propor e construir uma sociabilidade alternativa ao capitalismo. Com base em teóricos como Löwy, Rosa Luxemburgo, Freire, Comblin, Mariátegui, Marx e Engels, os irmãos Boff , Gebara, Betto, e tantos e tantas outros que o ajudaram a elaborar a sua compreensão de Educação popular, a qual diz respeito ao um processo de humanização, começando pelos de baixo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Externo à Instituição - ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA
Externo à Instituição - SERGIO ROBERTO MORAES CORREA