PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL ROCHA VILLAR DE ALCANTARA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL ROCHA VILLAR DE ALCANTARA
DATA: 03/09/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Googleo meet
TÍTULO: A ANÁLISEARQUEOLÓGICA DO DISCURSO COMO DOMÍNIO CONSTITUTIVO DA PEDAGOGIA CRÍTICA DA VISUALIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Análise Arqueológica do Discurso; Pedagogia Crítica da Visualidade; Domínio; Campo associado.
PÁGINAS: 100
RESUMO: A presente tese tem como título a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) como domínio constitutivo da Pedagogia Crítica da Visualidade (PCV). Seu objetivo é investigar a AAD
como um dos domínios que constitui a Pedagogia Crítica da Visualidade (PCV). Em razão
disso, buscaremos identificar o aparecimento da abordagem da PCV no Programa de
Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); mapear a
produção acadêmica do Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso e Imagem Visual em
Educação (GEPDIVE), identificar o lugar da AAD no rol de produções do GEPDIVE;
analisar e descrever a contribuição da AAD na constituição da PCV. De modo geral, essa tese
se justifica a partir da escassez de pesquisas que trabalham com essa perspectiva, na necessidade de compreender o modo como a AAD se constitui enquanto uma das dimensões
da PCV e no reconhecimento da potencialidade da AAD na produção do conhecimento sobre
o discurso, enquanto um dos objetos de interesse da área da educação e do campo dos estudos culturais da educação. Nesse sentido, o argumento de tese é, precisamente, o de que a Análise Arqueológica do Discurso constitui uma das dimensões teóricas da Pedagogia Crítica da Visualidade. Nossa abordagem teórico-metodológica é a própria a AAD, explicitada no livro A arqueologia do saber, edição 2008 e nos escritos de Alcantara e Carlos (2013), que tratam sobre os procedimentos de análise do discurso, que consistem em mapear os
documentos-fonte (produção do GEPDIVE); escavar a zona discursiva (domínio da AAD e da
PVC); e analisar e descrever o objeto-enunciado da tese (AAD como domínio constitutivo da
PVC). Ademais, nosso objeto possui dois domínios que se cruzam: o da AAD e o da PCV. As
instâncias da pesquisa são o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e o Grupo de Estudos e Pesquisa Discurso e Imagem Visual em Educação (GEPDIVE).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 1067744 - OSMAR HELIO ALVES ARAUJO
Externo ao Programa - 2880888 - DANIEL FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1320536 - EVELYN FERNANDES AZEVEDO FAHEINA
Externo à Instituição - ANTENOR RITA GOMES
Externo à Instituição - JEANE FELIX DA SILVA