PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: RAFAEL DE FARIAS FERREIRA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL DE FARIAS FERREIRA
DATA: 31/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO NA PARAÍBA E SEUS PROCESSOS DE OBJETIVAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ZEBELÊ (PB)
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Políticas Educacionais; Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Neoliberalismo; Movimento Contra Hegemônico.
PÁGINAS: 240
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Este estudo investigativo objetiva entender como os acontecimentos políticos e os eventos históricos influenciam direta e indiretamente a formulação e implementação de políticas educacionais de alfabetização no município de Zabelê, no Estado da Paraíba, nos últimos dez anos. Tendo como questão norteadora da pesquisa: Como aconteceu o processo de objetivação das políticas públicas educacionais de alfabetização no município de Zabelê (PB)?, o presente estudo procura compreender de que forma os agentes institucionais organizam as regras, procedimentos e mediações que regulam as relações entre poder público e sociedade no efetivo processo de implementação dessas políticas. Do ponto de vista metodológico, o trabalho apela à lógica dialética para, por meio dos fundamentos do materialismo histórico e dialético, compreender o papel que ocupam as políticas educacionais de alfabetização no contexto de uma sociedade que é influenciada por perspectivas pós-modernas nessa matéria. Por conta disso, o predomínio da fragmentação e da superespecialização terminam prejudicando os processos de objetivação das políticas de alfabetização no Estado da Paraíba. Apelando a técnicas das pesquisas participantes, foi realizada uma pesquisa-ação numa escola municipal no município de Zabelê. O estudo conclui, de maneira preliminar, que as políticas públicas de alfabetização, quando se alicerçam e trabalham desde perspectivas pedagógicas críticas, propiciam no interior da escola processos democráticos de acesso ao conhecimento. Nesse sentido, um processo de alfabetização crítico permite romper a lógica social excludente, que marginaliza as camadas populares e os filhos da classe trabalhadora privando-lhes do acesso ao conhecimento produzido pela humanidade na sua vida em sociedade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - HELOISA CARDOSO VARÃO SANTOS
Externo à Instituição - JAILTON DE SOUZA LIRA
Externo à Instituição - ANDREIA FERREIRA DA SILVA