PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHÁLIA POTIGUARA DE MORAES LIMA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHÁLIA POTIGUARA DE MORAES LIMA
DATA: 30/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: Formação de lideranças do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR/RN): dimensões político-educativas do Projeto Rualogia
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular; população em situação de rua; ações político-educativas; movimento social.
PÁGINAS: 103
RESUMO: A heterogeneidade da população em situação de rua desafia a realização de pesquisas e ações direcionadas ao segmento. Por isso, tratá-lo de forma simplista pode contribuir para o fortalecimento de estigmas e preconceitos, levando-nos a reproduzir discursos que negam a percepção das pessoas que compõem o referido grupo, como sujeitos de direitos, limitando-se aos aspectos que os mantêm aprisionados à esfera da invisibilidade. As abordagens decorrentes do presente estudo reconhecem as problemáticas atinentes aos sujeitos da pesquisa em relação aos seus aspectos subversivos, todavia, procura avançar no debate a partir da análise das potencialidades subjacentes a estes mesmos sujeitos, tecendo considerações sobre as suas estratégias de organização e mobilização popular, bem como sobre as ações formativas que eles desempenham junto a outros profissionais. Dito isso, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar as dimensões político-educativas do Projeto Rualogia: das marquises para a luta, conhecer para lutar, desenvolvido na cidade de Natal, através de uma parceria entre o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR) e o Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio (CRDHMD/UFRN). Como objetivos específicos, definem-se: I) descrever o planejamento e a operacionalização metodológica das oficinas do Projeto Rualogia; II) apresentar como os sujeitos participantes do Projeto Rualogia são concebidos do ponto de vista identitário e da pertença social; III) delinear os conteúdos trabalhados pelo Projeto Rualogia; IV) estabelecer uma relação entre as perspectivas do Projeto Rualogia e o processo de mudança social. Do ponto de vista metodológico, para o levantamento do material empírico, serão realizadas entrevistas narrativas com formadores sociais vinculados ao Projeto Rualogia. Quanto ao tratamento do material resultante das entrevistas, tem-se em vista a técnica de análise de conteúdo. Dentre os conceitos e categorias de análise considerados como referenciais do trabalho, constam Educação Popular, dialética, movimento sociais e formação político-educativa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo à Instituição - CARLOS ROBERTO DA SILVA MACHADO
Externo à Instituição - SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS