PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA GORGONHO SOARES DA SILVA VERISSIMO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA GORGONHO SOARES DA SILVA VERISSIMO
DATA: 26/09/2024
HORA: 19:00
LOCAL: https://meet.google.com/eaj-jyrs-ber
TÍTULO: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES PARA A VISIBILIDADE DA IDENTIDADE E SABERES ANCESTRAIS
PALAVRAS-CHAVES: Educação escolar indígena. Saberes ancestrais potiguara. Identidade potiguara. Práticas pedagógicas.
PÁGINAS: 124
RESUMO: A Educação Escolar Indígena apresenta inúmeros desafios e um percurso histórico de luta e resistência dos seus direitos e visibilidade da sua educação escolar tão marginalizada. Configurada como uma modalidade de educação básica recente, possui um cenário propício a diversos saberes que caracterizam um conjunto de conhecimentos trazidos por gerações que correspondem as tradições da cultura indígena e a construção de um currículo específico e diferenciado. Para melhor evidenciar a educação escolar indígena, esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas dos docentes das disciplinas específicas culturais (Etno História, Arte e cultura e Tupi), bem como os materiais curriculares e didáticos, identificando a presença dos saberes ancestrais e a visibilidade da identidade indígena na escola Índio Pedro Máximo de Lima localizada na aldeia Três Rios/Marcação-PB. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o método do estudo de caso e para a coleta de dados, utilizamos a pesquisa documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo do tipo categorial. Em seu desenvolvimento foram discutidas as categorias analíticas: práticas pedagógicas, saberes ancestrais Potiguara e identidade Potiguara. A partir dos resultados preliminares dos documentos curriculares e didáticos, além das entrevistas e observações, foi possível identificar dificuldades que esses docentes enfrentam no âmbito educacional, a saber: a falta de material didático específico, falta de apoio pedagógico, falta de formação continuada específica, bem como a falta de interesse da maioria dos estudantes que estão envolvidos neste mundo contemporâneo digital. Apesar disso, entre outros elementos que os cercam, os docentes, de maneira solo, buscam individualmente, como fonte de melhor e maior recurso de saberes, os anciões da própria comunidade que estão presentes em sua história de vida, os quais são considerados como maior sabedoria para suas propostas de aula como literaturas vivas presentes em seus cotidianos de maneira contínua.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo ao Programa - 2489301 - GENOVEVA BATISTA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - GILCEAN SILVA ALVES
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES