PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA FRANÇA DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA FRANÇA DE SANTANA
DATA: 30/09/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Presencial
TÍTULO: A EDUCAÇÃO DO CAMPO DA PARAÍBA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO: estudos realizados nos Programas de Pós-graduação em Educação de 2019 a 2023
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo; Produção Acadêmica; Educação Popular.
PÁGINAS: 88
RESUMO: O presente texto de qualificação versa sobre o lugar da Educação do Campo nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Paraíba e parte de uma pesquisa do tipo estado da arte que tem como objetivo situar a Educação do Campo na produção acadêmica dos programas de pós-graduação em Educação da Paraíba de 2019 a 2023, de modo a identificar contribuições à pesquisa e ao campo de conhecimento da Educação do Campo. Para tal, alguns objetivos específicos foram traçados, quais sejam: Contextualizar aspectos históricos, políticos e pedagógicos da Educação do Campo e os enlaces com a Educação Popular; Levantar as concepções de produção de conhecimento da Educação do Campo; identificar nas teses e dissertações recenseadas aspectos relativos às pesquisas e as contribuições ao campo de conhecimento. A coleta de dados teve como fonte o portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD), em comparação com os repositórios institucionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O aporte teórico baseia-se em duas categorias conceituais, sendo essas: Educação do Campo e a Educação Popular. Sobre a Educação do Campo foram consultados os cadernos da coleção Por uma Educação do Campo, as pesquisas de Caldart (2002, 2004, 2023), Freitas (2011), Batista (2014) e Arroyo (2006, 2020). Sobre a Educação Popular, o estudo está ancorado em Freire (1967, 1974), Brandão (2006, 2009) e Torres (2010). Sobre a produção de conhecimento acadêmico da Educação do Campo, Molina (2006, 2010), Fernandes (2006) e pesquisas de Medeiros e Dias (2015) e Santos (2020) compõem o aporte teórico. O material levantado passará por uma análise temática a partir dos escritos de Braun e Clarke (2006). Dessa maneira busca-se as presenças, ausências, soluções, contradições, encruzilhadas e assim, possibilidades. A pesquisa é fruto do compromisso com o Movimento Por Educação do Campo a partir do lugar ocupado na universidade para que a educação seja cada vez mais pública, popular e de qualidade para todos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 2485937 - DANIELLA DE SOUZA BARBOSA
Externo ao Programa - 1417661 - ANA CELIA SILVA MENEZES