PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RUMMENING MARINHO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUMMENING MARINHO DOS SANTOS
DATA: 18/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet (pmv-eqmc-fic)
TÍTULO: TRAJETÓRIAS DE SUCESSO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
PALAVRAS-CHAVES: Políticas de Educação Especial. Sucesso escolar. Atendimento Educacional Especializado. Pessoas com deficiência visual. Sociologia do improvável.
PÁGINAS: 210
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: Esta tese aborda as trajetórias de sucesso escolar de pessoas com deficiência visual. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa em Políticas Educacionais, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa se direcionou ao estudo das trajetórias de sucesso escolar das pessoas com deficiência visual, partindo do seguinte questionamento: como pessoas com deficiência visual que vivem em situação de práticas educativas excludentes conseguem obter sucesso escolar? Para investigar essa problemática, temos como objetivo, compreender como pessoas com deficiência visual conseguem obter sucesso escolar em contexto de desigualdade social. Para alcançar este objetivo, traçamos os seguintes objetivos específicos: i) Conhecer trajetórias de sucesso de pessoas que vivem em situação de práticas educativas excludentes e conseguem obter sucesso escolar; ii) Refletir sobre a história e legislação das políticas de Educação Especial, materializada pelo serviço de Atendimento Educacional Especializado para pessoas com deficiência visual; iii) Analisar as atitudes intencionais ou não intencionais de agentes internos e externos que possibilitaram o sucesso escolar na visão dos sujeitos da pesquisa; iv) Conhecer e destacar as motivações e os anseios que influenciaram os sujeitos da pesquisa a despertarem para os estudos; v) Identificar formas, ações e estratégias utilizadas pelas pessoas com deficiência visual capazes de contribuir com sua autonomia e independência em favor do sucesso escolar. Assim, defendemos a tese de que é possível para pessoas com deficiência visual obter sucesso escolar e profissional, mesmo enfrentando condições desiguais de oportunidades no acesso, permanência e participação nas escolas. Além disso, que o fracasso escolar não deve ser visto como determinante, mas como resultado dessas condições de desigualdades. Em relação aos pressupostos epistemetodológico, adotamos a perspectiva epistemológica do pluralismo (Coutinho, 1991), o posicionamento epistemológico na perspectiva crítica da sociologia do improvável (Lahire, 1997; Bergier; Xypas, 2013; Xypas; Santos, 2014) e o enfoque epistemetodológico da pesquisa qualitativa (Minayo et al., 2002) e da pesquisa narrativa, por meio do método (auto)biográfico das histórias de vida das pessoas com deficiência visual (Bolivar, 2012; Connelly; Clandinin, 2011; Ferrarotti, 2014; Chizzotti, 2014). O procedimento de coleta dos dados foi por meio da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da pesquisa de campo. A pesquisa adotou a observação e as entrevistas abertas como instrumentos de coleta dos dados e como forma de análise das narrativas (auto)biográficas, o método de Análise de Conteúdo de Bardin (2021). A análise das trajetórias desses sujeitos demonstra que o sucesso escolar são frutos de uma combinação de fatores como origem social, apoio familiar, incentivo da escola, professores e amigos, mobilização pessoal, promoção da saúde, políticas educacionais e luta por igualdade de oportunidades. Todos esses elementos desempenham papéis cruciais em suas conquistas educacionais, sociais e profissionais. Portanto, é a colaboração entre esses elementos que verdadeiramente impulsiona a trajetória educacional e profissional dos sujeitos, desafiando as expectativas enraizadas pelo contexto socioeconômico e ressaltando o poder transformador da educação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - ADLENE SILVA ARANTES
Externo à Instituição - LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA