PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ENYA FERNANDES DAS CHAGAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ENYA FERNANDES DAS CHAGAS
DATA: 31/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/wjc-uapf-axa
TÍTULO: Indicadores de Alfabetização Científica e Socioambientais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Desenhos e Interações Discursivas em Práticas de Educação Ambiental com o Bicho-Preguiça.
PALAVRAS-CHAVES: Indicadores de Alfabetização Científica; Desenhos e Interações Discursivas; Educação Ambiental Crítica; Anos Iniciais do Ensino Fundamental
RESUMO: O presente estudo, tem como objetivo analisar os indicadores de Alfabetização Científica e Socioambientais presentes em produções de desenhos e interações discursivas de alunos do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa sobre o Bicho-preguiça. A pesquisa será conduzida com duas turmas do 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Herman Lundgren -, localizada no centro de Rio Tinto, Paraíba, cidade que abriga uma população de bichos-preguiça (Bradypus variegatus) no espaço urbano e o tem como um dos principais símbolos. O aporte teórico da pesquisa apresenta o percurso histórico do Ensino de Ciências no Brasil a partir de Krasilchik, 2000, assim como a importância da sua promoção a crianças dos anos iniciais com base em Fumagalli (1998), Lorenzetti (2000), Lorenzetti e Delizoicov (2001). Os fundamentos teóricos da AC apresentados neste estudo, são a partir de Sasseron (2008), Sasseron e Carvalho (2011), dialogando com os Indicadores de Educação Ambiental Crítica (EAC) propostos por Silveira (2024). A discussão sobre as expressões da linguagem infantil através da fala e da produção de desenhos é abarcada pelos estudos de Dominguez (2001; 2006). Este aporte envolve também a Literatura Infantil a partir de Coelho (1996; 2000), Linsingen (2008) e seu entrelaçamento com uma Educação Ambiental Crítica com base em Guimarães (2013; 2016) e Loureiro (2006; 2019). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método o Estudo de Caso (Yin, 2010). O procedimento de coleta de dados ocorrerá a partir da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), cujo ponto de partida foi o livro infantil “O Bicho-preguiça que não queria ter preguiça”, de autoria própria e, a partir deste contexto, os dados emergirão dos desenhos e das interações discursivas. Esses momentos serão registrados por meio de vídeo-gravações (Carvalho, 1996) e, como dados complementares, será utilizada uma entrevista semiestruturada (André, 2013; Lüdke, 1986) com as professoras das turmas participantes. Os desenhos e interações discursivas serão analisados conforme o modelo proposto por Dominguez (2006), à luz da Análise do Discurso (Caregnato; Mutti, 2006), seguindo a análise a partir dos Eixos e Indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2008, 2011), e no contexto do Eixo CTSA de AC, dialogar com os Indicadores de EAC propostos por Silveira (2024). A relevância desta pesquisa reside na contribuição para o campo da pesquisa no âmbito da Alfabetização Científica e Educação Ambiental Crítica no contexto dos anos iniciais, assim como no desenvolvimento de estratégias pedagógicas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem em ciências e na formação de cidadãos críticos e conscientes da sua realidade socioambiental.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 1067744 - OSMAR HELIO ALVES ARAUJO
Externo ao Programa - 1106616 - ALUSKA DA SILVA MATIAS
Externo à Instituição - DIEISON PRESTES DA SILVEIRA