PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA BASTOS OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA BASTOS OLIVEIRA
DATA: 28/11/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala multifuncional do PPGE
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A PRÁXIS PEDAGÓGICA: interconexões para criação de inéditos viáveis
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos; Formação continuada; Práxis Pedagógica; Inédito-viável.
PÁGINAS: 150
RESUMO: Reconhecer a relevância de se discutir d formação continuada de professores como direito e instrumento de transformação da práxis pedagógica é uma das necessidades para o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos, neste novo momento da história da Educação brasileira, marcado pela retomada de políticas públicas para essa modalidade de ensino e pelas contradições que atravessam o cotidiano do seu fazer pedagógico. Daí, este estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa, especificamente uma pesquisa-ação, que, por meio do Curso de Extensão de Formação de Educadores/as de Jovens e Adultos (SEJA XXI), pretende investigar esse processo de formação em suas interconexões com a práxis pedagógica dos/as professores/as participantes. Vasta literatura aponta para a necessidade de consolidação dessa práxis, superando as concepções que a assemelham à prática pedagógica e ou à prática docente – ou seja, para a necessidade de espaços de diálogo em que os/as educadores/as poderão efetivamente refletir sobre o seu fazer cotidiano e sobre as implicações de sua própria formação. Assim, objetivamos analisar as contribuições da Formação Continuada na perspectiva da ação-reflexão-ação, frente aos desafios da práxis pedagógica dos/as professores da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, e mais detalhadamente: a) analisar criticamente o discurso desses/as professores/as acerca da relação formação continuada e a práxis pedagógica na modalidade em foco; b) analisar a proposta de Formação Continuada para Educação de Jovens e Adultos construída na perspectiva da ação-reflexão-ação; c) refletir sobre contribuições dessa experiência formativa para a criação de novos cenários da práxis pedagógica da EJA em João Pessoa. Em termos metodológicos, participaram do SEJA XXI, 23 professores/as e 02 coordenadores/as da EJA/João Pessoa. Para a coleta de dados, foram utilizados a técnica de observação, diário de campo, questionário sócio-profissional (google forms), entrevistas semiestruturadas, além de todo o material produzido durante o Curso de Formação. O estudo se guiou pela Análise Crítica do Discurso (ACD), teoria de Norman Fairclough, considerando-se seu potencial metodológico para a discussão sobre a formação continuada de professores e a práxis pedagógica, uma vez que essa epistemologia analisa as relações entre o discurso e outros elementos da prática social, com fins de transformação. Como cabedal teórico, valemo-nos de Freire (1997; 2009); Elias (1994); Silva (2011); Thiollent (1986); Fairclough (2016); Brandão e Streck (2006); Santos (2002); Souza (2009); Batista Neto e Santiago (2006); Moreira e Silva (2013); Libâneo (2012); Morin (2001), entre outros. A priori, apresentamos como hipótese que o diálogo e a reflexão, quando presentes em um espaço-tempo de formação continuada de professores, promove interconexões capazes de fomentar mudanças na práxis pedagógica que oportunizarão o surgimento de inéditos viáveis que atendam, ao menos parcialmente, algumas das complexas demandas da Educação de Jovens e Adultos. Com base nos primeiros achados da pesquisa, na avaliação dos/as professores/as participantes, o espaço da formação continuada específica para a EJA favorece a práxis pedagógica, por meio da ampliação do olhar humano, social, político, ético e pedagógico docente, frente às reais necessidades formativas dos/as estudantes da EJA, na complexidade da vida no século XXI.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - MARIA FERNANDA DOS SANTOS ALENCAR
Externo à Instituição - MÁRCIO EVARISTO BELTRÃO