PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA
DATA: 06/11/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: ENTRE TELAS E JANELAS: AS RELAÇÕES POLÍTICAS, LEGAIS E REAIS ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O TRABALHO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias digitais. Trabalho educativo. Práticas Pedagógicas. Políticas Educacionais. Contradição.
PÁGINAS: 90
RESUMO: Nos processos educacionais contemporâneos, as tecnologias digitais são apresentadas como ferramentas essenciais para modernizar e enriquecer as práticas pedagógicas, sendo sua integração incentivada por políticas públicas e diretrizes, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). Entretanto, embora o uso de tecnologias digitais no ensino tenha adquirido relevância e seja visto como um caminho para inovação e maior engajamento, as políticas educacionais brasileiras convivem com uma série de desafios estruturais e ideológicos, especialmente em um contexto de influências neoliberais e mercadológicas. Esse cenário tem pressionado os professores a adotarem tecnologias de forma acelerada e involuntária, sem que haja uma análise crítica ou suporte adequado para atender às demandas reais das salas de aula, particularmente nas escolas públicas de ensino básico. Nesse contexto, a tese intitulada "Entre Telas e Janelas: As Relações Políticas, Legais e Reais entre as Tecnologias Digitais e o Trabalho Docente nas Escolas Públicas da Paraíba" explora as tensões entre as diretrizes legais para o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e as condições concretas enfrentadas pelos professores nas escolas públicas paraibanas. Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/PPGE/UFPB), esta pesquisa investiga o impacto das tecnologias digitais no trabalho educativo, considerando as disparidades entre documentos legais e a realidade estrutural e social das escolas de educação básica da Paraíba. Utilizando uma abordagem qualitativa e o Materialismo Histórico-Dialético como base teórica e metodológica, o estudo adota entrevistas, observação em campo e análise documental para examinar os desafios que os professores enfrentam ao tentar implementar tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. A pesquisa foca especialmente em algumas escolas das Gerências Regionais de Ensino (GREs) de João Pessoa e Itabaiana, contrastando contextos urbanos e rurais em termos de infraestrutura e formação docente. As hipóteses iniciais apontam que, apesar do discurso oficial sobre a modernização pedagógica, os professores enfrentam restrições materiais significativas, como falta de equipamentos adequados e sobrecarga de trabalho, que intensificam a precarização do trabalho docente. Deste modo, supomos que as tecnologias, longe de serem apenas instrumentos facilitadores, são marcadas por uma lógica de mercado que muitas vezes ignora as necessidades pedagógicas e o contexto material das escolas públicas. A tese, por fim, defende a necessidade de uma formação docente crítica e adaptada, capaz de utilizar as tecnologias digitais como ferramentas emancipadoras em vez de intensificar as desigualdades e a alienação dos profissionais da educação. Tecnologias digitais. Trabalho educativo. Práticas Pedagógicas. Políticas Educacionais. Contradição.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo à Instituição - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - JEFERSON ANIBAL GONZALEZ
Externo à Instituição - GILCILENE DE OLIVEIRA DAMASCENO BARÃO
Externo à Instituição - JAILTON DE SOUZA LIRA