PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ELOIDE TELES SILVA GRISI
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELOIDE TELES SILVA GRISI
DATA: 20/12/2024
HORA: 09:30
LOCAL: meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: DA AÇÃO HISTÓRICA À REAÇÃO AO ENSINO REMOTO SÍNCRONO: percepções dos discentes de um programa de pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal da Paraíba (2020-2022)
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais, Pandemia COVID19, Ensino Superior, Pós-graduação Stricto Sensu
PÁGINAS: 101
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo, caracterizar o impacto a partir dos desafios vivenciados pelos discentes do curso de pós-graduação, stricto sensu, PPGE/UFPB, matriculados e ativos no programa durante o período pandêmico do COVID 19, considerando o período compreendido entre 2020 a 2022. A relevância desta pesquisa está em avaliar a efetividade das políticas educacionais adotadas pela CAPES, pela PRPG e pelo PPGE UFPB no período da pandemia; assim como caracterizar o impacto da pandemia com relação a aprendizagem nas disciplinas e a escrita da dissertação e tese no PPGE-UFPB, considerando o período proposto; e ainda, criar uma análise SWOT, fundamentada na pesquisa que será aplicada aos participantes, apontando para o planejamento de ações que visam atenuar as fragilidades e ameaças detectadas e que a ela estão subjacentes, por vislumbrarmos que tais objetivos poderão propiciar o aprofundamento do estudo em contextos extraordinários. Adotou-se uma abordagem qualitativa, classificando-se, tal pesquisa, quanto aos seus objetivos, como exploratória, utilizando-se de estratégia bibliográfico-documental, caracterizando-se como estudo de caso aplicado, com aplicação de questionários aos discentes do programa. As políticas educacionais voltadas à Educação Superior são concepções que sustentam acordos estabelecidos ao longo da história, entre os atores da comunidade acadêmica, da sociedade, do Estado e questões globais (Gatti, 2020). Pesquisas como esta podem avaliar as estratégias nos processos educacionais no ensino superior adotadas durante a pandemia, instigando investigações de eficácia ou não na aprendizagem em um período de excepcionalidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - CESAR RIBOLI
Externo à Instituição - Daniel Pulcherio Fensterseifer