PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA INGRID BORBA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA INGRID BORBA
DATA: 22/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Formato remoto via Plataforma Google Meet
TÍTULO: NARRATIVAS DE (RE)EXISTÊNCIA DA PESSOA IDOSA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MARECHAL DEODORO-AL
PALAVRAS-CHAVES: tempo; narrativa; memória; envelhecimento; motivação.
PÁGINAS: 99
RESUMO: Apresente pesquisa enfatiza a presença da pessoa idosa na Educação de Jovens eAdultos, alicerçada nas discussões e debates sobre o direito à educação de qualidade para todos, consubstanciada teoricamente na Educação popular. Serão usadas as narrativas das pessoas idosas sobre suas histórias de vida, com ênfase no fenômeno da relação dos estudantes com a escola e, apesar de as dificuldades sociais, econômicas e pessoais insistirem na busca deste espaço, superando a afirmativa de que o tempo de estudar já passou, muitos se voltam aos estudos, seja como retomada ou mesmo como primeira vez. O aporte metodológico está alicerçado na pesquisa qualitativa,e o objetivo Geral da pesquisa é Investigar nas narrativas autobiográficas de estudantes idosos, a partir das lembranças vivas em suas memórias, as motivações que os levam a buscarem a escola, considerando o seu contexto histórico de lutas e resistências. Como objetivos específicos, temos: identificar nas narrativas se as motivações na busca pela escola referem-se a aspectos das suas subjetividades ou aspectos socioculturais; discutir os desafios da pessoa idosa na educação de jovens e adultos; evidenciar nas narrativas sobre as histórias de vida a compreensão sobre envelhecer e planejar a vida, e estudar. Assim, serão as narrativas dos participanteso objeto de pesquisa. O crivo analítico da pesquisa narrativa acontecerásob a ótica da fenomenologia de Edmund Husserl, apontando para os estudos de Paul Ricouer,enfocando a noção de tempo narrativa memória. Para a concretização das entrevistas, optou-se por três pessoas idosas como participantes, com idade acima de 55 anos, estudantes de escolas municipais de Marechal Deodoro-AL, frequentadores da Educação de Jovens e Adultos. Espera-se que a escuta sobre suas narrativas evidencie as motivações para buscar a escola. Tais respostas poderão apontar aspectos significativos para repensar as práticas escolares, diante das proposições educacionais atuais para a Educação de Jovens e Adultos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo à Instituição - FABIOLA ANDRADE PEREIRA
Externo à Instituição - GILSÉLIA MACEDO CARDOSO FREITAS